Filtrar


Questões por página:
A potência de curto-circuito na entrada de uma subestação composta por um único transformador é de 1600 kVA. Considerando como bases os valores nominais desse transformador no setor em que se encontra, e sabendo-se que a sua potência nominal é 1200 kVA, o valor da reatância do sistema reduzido, em p.u., é:

Considere o seguinte diagrama unifilar e a classificação das barras:




Sobre o problema de fluxo de potência formulado para o sistema de energia elétrica representado por este diagrama, considere as seguintes afirmativas:


I. A matriz admitância de barra que representa a rede elétrica é uma matriz quadrada de dimensão seis e simétrica.

II. São incógnitas do problema as magnitudes e ângulos de fase dos fasores das tensões de todas as barras.

III. Os dados de entrada do problema são as injeções líquidas de potência ativa e reativa de todas as barras.

IV. A injeção líquida de potência ativa da barra 3 é uma incógnita do problema de fluxo de potência não linear.


Assinale a alternativa CORRETA.

Questão Anulada

Considere um gerador com conexão estrela aterrado, que deve ser conectado ao Sistema Elétrico de Potência, por meio de um transformador elevador ligado com conexão delta-estrela aterrado, como mostrado na Figura. Suponha que durante a conexão, ocorre um curto-circuito trifásico na barra 2. O Sistema Elétrico de Potência apresenta uma potência de curto-circuito da ordem de 500 MVA.

 

A tensão na barra 2, instantes antes da ocorrência da falta é igual a 1 pu. Os dados do gerador e transformador, referidos à base de 100 MVA e tensões nominais, são : Gerador com reatância subtransitória igual a 0,5 pu; Transformador com reatância igual a 0,30 pu, e relação de transformação 20 kV /765 kV.

 

Desta forma, assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, os valores em pu da corrente de curto-circuito trifásico na barra 2 e a contribuição de corrente advinda do sistema elétrico.

Com relação aos transitórios eletromagnéticos, considere as seguintes afirmativas:


I. Pode-se entender por transitórios eletromagnéticos as manifestações ou respostas elétricas, locais ou nas adjacências, oriundas de alterações súbitas nas condições operacionais de um sistema de energia elétrica.

II. Os sistemas elétricos estão sujeitos a inúmeros fenômenos transitórios, variando desde oscilações eletromecânicas (baixa frequências) até as rápidas variações de tensões e correntes causadas por chaveamentos ou mudanças bruscas de estado.

III. Os fenômenos transitórios podem ser classificados em dois grupos, os chamados transitórios impulsivos e os transitórios oscilatórios.


Desta forma, é CORRETO afirmar que:

Em um sistema elétrico de potência, ocorre uma falta em uma das fases para o terra. Sabe-se que, a tensão no ponto de falta, antes da ocorrência do evento, é igual a , sendo que a falta ocorre através de uma impedância As impedâncias dos equivalentes de Thévenin de sequência zero, positiva e negativa são respectivamente iguais a e . A corrente de curto-circuito, em ampères, pode ser calculada como: