Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Analise as afirmativas a seguir: I. No excerto “... a PNH ganha potência para transformar a realidade...”, o termo destacado “ganha” está empregado como um verbo que precisa de um complemento verbal direto, ou seja, sem preposição, funcionando, portanto, como um verbo transitivo direto.
II. No excerto “... a PNH ganha potência para transformar a realidade...”, o termo destacado para” introduz a ideia de conclusão. Marque a alternativa CORRETA:
mostrar texto associado
Plantas têm uma intrincada relação com a história da humanidade. No livro Plantas e civilização [1], o biólogo Luiz Mors Cabral [2], professor da Universidade Federal Fluminense [3], relata como elas participaram de alguns eventos históricos. A descoberta do rio Amazonas [4] (pelos europeus, pois os povos nativos o conheciam havia tempos) ocorreu porque exploradores buscavam valiosas “árvores de canela”, embora essas plantas não existissem na América do Sul (havia apenas uma cujo casco cheirava a canela). (linhas 12 a 16)
No período acima, há quatro termos sublinhados e numerados. Assinale a alternativa em que esteja indicado um termo com função sintática distinta da dos demais.
mostrar texto associado
As duas estrofes são introduzidas por construções em paralelismo. Assinale a alternativa que apresenta a que caráter a análise morfossintática permite concluir.
mostrar texto associado

Em linhas gerais, dentro da gramática, há os termos essenciais da oração que são: sujeito e predicado. Segundo Bezerra (2015, p.425), o sujeito é “o termo que representa o ser a respeito de quem se diz alguma coisa, faz-se alguma declaração”. Assinale a alternativa que apresenta relação do sujeito da oração a seguir, retirada do texto 01.

Oração: Após a publicação do livro, em maio deste ano, alguns investidores procuraram Loeb.

mostrar texto associado
Em “O comissário europeu para a Indústria, Thierry Breton, antecipou que os eurodeputados, a Comissão e os governos do bloco trabalham para ‘esclarecer mais as regras’ sobre a tecnologia ChatGPT” (8º parágrafo), há: