Filtrar


Questões por página:
Analise as assertivas abaixo em relação à pontuação:

I - O réu saiu, logo o advogado não saiu. Se mudar a vírgula de posição, o sentido da frase fica alterado.

II - Você, certamente, já tem um candidato. As vírgulas foram usadas para separar o adjunto adverbial que está no meio da oração.

III - O homem lê a apotegma, analisa-a calmamente, reflete, transfigura-se e cai em prantos. As vírgulas foram usadas para separar orações coordenadas assindéticas.

IV - Imponho-lhe somente um objetivo: que administre bem o patrimônio público. O sinal de dois pontos foi usado para separar uma oração subordinada substantiva apositiva, tal como pode ocorrer com o aposto.

V - Muitos menores, que vivem na favela, estão suscetíveis à corrupção. As vírgulas foram usadas para separar a oração adjetiva explicativa.

Assinale a alternativa correta:
mostrar texto associado

Assinale com V (verdadeiro) ou com F (falso) as afirmações abaixo, referentes a funções sintáticas de palavras e segmentos do texto.

( ) O segmento gradual (l.9) exerce função de predicativo do sujeito.

( ) O segmento um escritório de contabilidade (l.20) exerce a função de objeto direto.

( ) O segmento à matriz (l.37) exerce função de objeto indireto.

( ) O segmento Kátia Abate (l.40) desempenha a função de sujeito da oração em que se encontra.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

mostrar texto associado

Considere as seguintes afirmações a respeito da classificação sintática de palavra e segmentos do texto.

I - Na linha 1, o segmento a mesma coisa exerce a função sintática de predicativo do sujeito.

II - Na linha 5, a palavra civilidade exerce a função sintática de objeto direto.

III - Na linha 8, o segmento de família exerce a função sintática de adjunto adnominal.

Quais estão corretas?

mostrar texto associado

Considere as seguintes propostas de classificação sintática de segmentos o texto, e assinale com 1 as que estão corretas e com 2 as que estão incorretas.

( ) do indivíduo (l.26): complemento nominal de inserção (l.26)

( ) da ideia (l.29): complemento verbal de participar (l.29)

( ) de várias habilidades (l.36): complemento verbal de exige (l.36)

( ) de cinco anos (l.44): complemento nominal de criança (l.44)

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

mostrar texto associado
Assinale com V (verdadeiro) ou com F (falso) as seguintes afirmações acerca de segmentos do texto.

( ) Os segmentos ao conhecimento (l.9) e das forças internas (l.29) exercem a mesma função sintática nos contextos em que ocorrem.

( ) A forma verbal acabou (l.25) tem como sujeito o segmento [d]o Estado moderno (l.25).

( ) O artigo definido a (l.38) que se encontra antes de sua (l.38) poderia ser suprimido, sem acarretar erro gramatical ou alteração de significado.

( ) A expressão na medida em que (l.41) poderia ser substituída por à medida em que, sem que isso acarretasse incorreção.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é