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Concurso:
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Disciplina:
Português
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Analise as assertivas a seguir e assinale a única alternativa correta quanto à análise das mesmas.
I. No último parágrafo, há uma incorreção de concordância em: “[...], há o aviso de que é proibida a discriminação de pessoas [...].”, pois a expressão “é proibido” é sempre invariável.
II. Na primeira frase do texto, a expressão destacada é um adjunto adverbial e imprime a ideia de algo com realização provável.
III. A palavra “vulgo”, destacada no texto, significa, no contexto, povo.
IV. No penúltimo parágrafo foi empregada corretamente a relação dos tempos e modos verbais: pretérito perfeito do subjuntivo e futuro do pretérito, pois o autor faz referência a ações hipotéticas.
A sequência correta é:
I. No último parágrafo, há uma incorreção de concordância em: “[...], há o aviso de que é proibida a discriminação de pessoas [...].”, pois a expressão “é proibido” é sempre invariável.
II. Na primeira frase do texto, a expressão destacada é um adjunto adverbial e imprime a ideia de algo com realização provável.
III. A palavra “vulgo”, destacada no texto, significa, no contexto, povo.
IV. No penúltimo parágrafo foi empregada corretamente a relação dos tempos e modos verbais: pretérito perfeito do subjuntivo e futuro do pretérito, pois o autor faz referência a ações hipotéticas.
A sequência correta é:
Concurso:
TRT - 13ª Região (PB)
Disciplina:
Português
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Possui a mesma função sintática que ... um ex-agente da CIA especialista em detectores de mentiras... (2° parágrafo) o segmento sublinhado em:
Concurso:
TRT - 12ª Região (SC)
Disciplina:
Português
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As recomendações incluem ainda a eliminação dos subsídios à pesca...
A mesma relação observada entre o verbo e seu complemento,grifados acima, se encontra também na frase:
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O segmento “a primeira republicana” (L.16) está entre vírgulas por ser um vocativo.
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Não haveria prejuízo do sentido original do texto caso o termo “invariavelmente” (l.25) fosse deslocado, com as vírgulas que o isolam, para imediatamente depois de “repensar” (l.26).