Filtrar


Questões por página:

Uma manchete de um jornal carioca dizia o seguinte:

“Chuva castiga o estado. Quatro pessoas morreram durante temporal, que deixou rastro de destruição.”

A vírgula antes da última oração se deve ao fato de ser um a oração explicativa; nas frases abaixo, aquela que deveria ter uma vírgula pela mesma razão é:

Um texto propagandístico de um livro sobre arte, publicado em vários jornais brasileiros, dizia o seguinte:
O novo livro da série que já vendeu 1,5 milhão de exemplares no Brasil. O que torna algo uma obra de arte? Como a Grécia antiga moldou o ideal de beleza? As cores exercem influência direta na alma das pessoas?
“Este livro examina estas questões e outras mais ao explorar os movimentos, temas e estilos da história da arte por meio de mais de duzentas obras. Escrito em linguagem acessível sem abrir mão do rigor da pesquisa, o livro traduz os jargões teóricos e é recheado de imagens das grandes obras de arte de todos os tempos.”
O primeiro período desse texto traz um problema de construção, que é:
“PMs do Ceará aceitam proposta e encerram motim”
Essa manchete é composta de duas orações; a relação lógica que se estabelece entre elas é:
“O gato e o cachorro viviam na mesma casa; um dia, o gato viu comida sobre a pia da cozinha e correu a chamar o cachorro.”
Trata-se de um segmento narrativo em que as duas ações destacadas mostram, respectivamente, uma relação de:
“Pessoas brilhantes falam sobre ideias. Pessoas medíocres falam sobre coisas. Pessoas pequenas falam sobre outras pessoas.” Esse pensamento está estruturado em três períodos; entre esses três períodos há, implicitamente, uma ideia de: