Filtrar


Questões por página:
De acordo com a técnica de análise SWOT, constitui exemplo de ameaça .

A análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats) é utilizada para identificar os pontos fortes e fracos de uma organização, assim como as oportunidades e ameaças às quais a mesma está exposta. Associe cada um dos quatro exemplos de indicadores abaixo com o respectivo elemento SWOT, considerando uma empresa que exporta mais de 80% de sua produção.

Indicador

I - Necessidade de capacitação da equipe
II - Desvalorização cambial
III - Valorização cambial
IV - Diferencial competitivo do produto

Elemento SWOT

S - Força
W - Fraqueza
O - Oportunidade
T - Ameaça

Assinale a opção que contém a associação correta.

Uma empresa do setor de energia, que deseja ampliar a sua participação no mercado, precisa identificar suas forças, fraquezas, oportunidades, ameaças e concorrentes que existem e que se constituem em desafios que deverão ser aproveitados ou enfrentados pela empresa, em função de seu objetivo.

Um desses tipos de desafios está adequadamente descrito da seguinte forma:
Uma empresa de grande porte, atuando num setor onde existe grande concorrência, fez uma análise SWOT detalhada de seu ambiente interno, visando a estabelecer ações que pudessem melhorar a sua competitividade no mercado. Esse processo, que demandou um grande esforço da alta administração, não atingiu o objetivo esperado – melhoria da competitividade.

Um consultor foi contratado para verificar a falha ocorrida na análise realizada pela empresa.

O consultor constatou que a falha ocorrida deveu-se ao fato de a empresa não ter feito a análise
Os executivos de uma rede de agências de turismo “X” ao utilizarem a análise SWOT no processo de planejamento estratégico se equivocaram ao considerar que os ataques terroristas ocorridos no exterior, naquele ano, representariam uma ameaça ao negócio.

PORQUE

Os clientes da rede de agências de turismo “X”, no ano em que ocorreram os ataques terroristas, passaram a optar por pacotes turísticos nacionais, em detrimento dos internacionais, gerando um crescimento de 50% nas operações e 30% na margem de lucro, dados os custos inferiores nas operações nacionais.

Analisando-se as afirmações acima, conclui-se que