Filtrar


Questões por página:

O eritrograma ou série vermelha tem como objetivo avaliar a presença de alterações patológicas do sistema eritropoético, a saber: eritrocitose, eritremias e anemias. Analise-as.

I. Eritrocitoses: moléstias sistêmicas especiais da eritropoese (formação de hemácia).

II. Eritremias: correspondem a uma hiperplasia reversível dos tecidos eritropoéticos.

III. Anemias: condições em que se encontram diminuição ou anormalidades na formação dos eritrócitos, da hemoglobina ou de ambos.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

Sobre o método de ELISA, assinale a afirmativa INCORRETA.

“Dentro do CPH humano existem agrupamentos principais de genes denominados classe I, classe II e classe III. A análise de ligação em famílias tornou possível estabelecer a ordem relativa dos genes HLA, assim como estimular a distância genética entre os mesmos. Na região da classe I, além dos genes para as moléculas HLA – A, B e C clássicas, foram identificados e mapeados os genes classe I não clássicos.”

(Diagnóstico e Tratamento das Doenças Imunológicas. Por Mário Geller.)

Assinale a alternativa que apresenta corretamente os genes classe I não clássicos.

Qual das provas químicas da tira de uroanálise entre as relacionadas apresenta resultado positivo em infecções do trato urinário por bactérias da família Enterobacteriaceae?
A melhor preparação para o diagnóstico de malária é obtida com amostra de sangue colhida diretamente por punção digital, ou venosa sem anticoagulante. Após a coleta, a lâmina deve ser mantida em temperatura ambiente para secagem da gota de sangue – para tanto, pode-se também utilizar estufa de 37°C ou lâmpada de 25-40 watts sob placa de vidro. Sobre a técnica da gota espessa, assinale a afirmativa INCORRETA.