Filtrar


Questões por página:
A anatomia dos dentes é complexa e possui funções e nomenclaturas específicas. Todos os dentes presentes na cavidade oral têm cinco faces ou superfícies. A face do dente 21, que está voltada para os lábios e representa quase toda a área visível do elemento dental, é denominada:
O soalho da boca é formado basicamente por tecidos moles e recoberto por uma mucosa delgada, vermelha, translúcida, frouxamente fixada aos planos profundos. Quando se eleva a ponta da língua em direção ao palato, é possível ver o frênulo lingual. A estrutura importante presente nessa região, responsável por exteriorizar saliva para a boca por meio de ductos, nomeia-se:
Em se tratando de dentição mista, há uma fase em que os incisivos centrais e laterais superiores permanentes já estão presentes na boca, porém os caninos permanentes ainda não erupcionaram e há uma alteração fisiológica transitória, com abertura de diastemas interincisais. Essa fase ocorre por volta dos 8 a 10 anos de idade e também é denominada de fase:
O primeiro pré-molar inferior do lado esquerdo, segundo a notação dentária preconizada pela FDI (Federação Dental Internacional), tem como numeração relativa:

Observe a imagem a seguir.


Imagem associada para resolução da questão


No esquema acima, a FDI (Federação Dental Internacional) identifica os quadrantes e os dentes por meio de números. O dente número 74 é relativo, respectivamente, ao quadrante e à denominação do dente: