Questões de Concurso
Filtrar
71 Questões de concurso encontradas
Página 11 de 15
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Nova Mutum - MT
Disciplina:
Radiologia
Anatomicamente, ossos longos são aqueles que têm duas epífises e um corpo cilíndrico (diáfise). Esses ossos não são maciços, mas se assemelham a canos hidráulicos. Sua estrutura cortical é compacta e protege a medula óssea, que é mais esponjosa e responsável pela produção das células sanguíneas. Considerando os ossos longos do sistema apendicular humano, o maior osso da perna é chamado de:
Concurso:
Prefeitura de Nova Mutum - MT
Disciplina:
Radiologia
Para o diagnóstico de lesões no ombro, o médico pode solicitar uma radiografia em perfil externo, também conhecida como incidência de Neer ou Y escapular. Nesse exame, a escápula é visualizada em perfil, o que lhe confere um formato similar à letra Y. O acidente anatômico representado pela haste superior desse Y, posicionado na região anterior do corpo, é:
Concurso:
Prefeitura de Nova Mutum - MT
Disciplina:
Radiologia
O estudo de doenças pulmonares pode ser complexo devido à sobreposição dos ossos torácicos nas partes moles. Enfisemas pulmonares, por exemplo, são difíceis de localizar por produzirem lesões de densidade tão baixa quanto a dos pulmões. Nesses casos, incidências especiais complementam a investigação. No estudo radiográfico da tuberculose secundária, as clavículas são projetadas acima dos ápices pulmonares quando é realizada a incidência de:
Concurso:
Prefeitura de Nova Mutum - MT
Disciplina:
Radiologia
No atendimento a pacientes politraumatizados, o primeiro passo é descartar a possibilidade de lesão cervical, trauma que pode causar danos irreversíveis ao sistema nervoso. Nessa situação, exames de imagem podem ser feitos no próprio leito, favorecendo uma avaliação detalhada do caso. Para descartar lesões nos nervos cervicais, incidências oblíquas são solicitadas por mostrarem:
Concurso:
Prefeitura de Sapezal - MT
Disciplina:
Radiologia
Fraturas são descontinuidades ósseas, comuns em eventos traumáticos. Em radiografias de ossos longos, fraturas são identificadas como um traço radiotransparente, que interrompe a linha cortical, mais radiopaca. Uma fratura é considerada completa quando rompe o tecido esponjoso e as duas zonas corticais, dividindo o osso em duas ou mais partes. Quando apenas parte da cortical se rompe, ocorre um caso típico de fratura incompleta. Sobre a fratura de Jones, pode-se afirmar que: