Filtrar


Questões por página:
Uma paciente grávida de 10 semanas apresenta uma lesão nodular com sangramento gengival. Após o exame, o plano de tratamento prevê uma biópsia excisional. Com base na escolha do anestésico em pacientes grávidas, qual a opção anestésica mais segura para essa paciente?
mostrar texto associado
Os anestésicos locais bloqueiam de forma reversível a condução do impulso nervoso, evitando a sensação dolorosa sem causar perda de consciência, sendo sua ação direcionada à membrana nervosa.
Questão DESATUALIZADA
mostrar texto associado

Julgue os itens a seguir, a respeito do texto acima.

 

O amálgama dental resulta da mistura de mercúrio, prata, estanho e cobre. Embora o uso de amálgama seja seguro em procedimentos odontológicos, há uma preocupação crescente com seu descarte inadequado devido à presença de mercúrio, um metal altamente tóxico.

Julgue o item subsequente.


A seleção do anestésico local na prática odontológica é influenciada por fatores farmacocinéticos, como a velocidade de absorção e metabolização do anestésico, e por fatores farmacodinâmicos, como a potência anestésica e a duração do efeito analgésico. Por exemplo, anestésicos locais de curta duração, como a mepivacaína, são preferidos para procedimentos de curta duração, enquanto anestésicos de longa duração, como a bupivacaína, são utilizados em procedimentos mais extensos, como extrações complexas ou cirurgias periodontais.

Julgue o item subsequente.


Os anestésicos locais utilizados na odontologia, como a lidocaína e a articaina, atuam bloqueando seletivamente os canais de cálcio nas fibras nervosas, impedindo a geração e a propagação dos potenciais de ação responsáveis pela transmissão do estímulo doloroso ao sistema nervoso central. Além disso, a adição de vasoconstritores, como a epinefrina, aos anestésicos locais prolonga a duração e aumenta a eficácia da anestesia, reduzindo a absorção sistêmica do anestésico e minimizando o risco de toxicidade.