Filtrar


Questões por página:
A epinefrina é o vasoconstritor mais eficaz e seguro para uso odontológico, mas possui limitações e contraindicações. Recomenda-se que as soluções anestésicas locais com epinefrina (ou qualquer outro vasoconstritor adrenérgico) não sejam empregadas em pacientes que
As áreas anestesiadas por esse nervo são as polpas do primeiro e segundo pré-molares superiores, raiz mesiovestibular do primeiro molar superior e os tecidos periodontais vestibulares e osso sobre esses mesmos dentes. O enunciado resume o bloqueio do nervo:

Em 1962, a American Society of Anesthesiologists (ASA) adotou o que é atualmente designado como sistema de classificação do estado físico (ASA PS). Esse sistema constitui um meio de estimar o risco médico apresentado pelo paciente que será submetido a um procedimento cirúrgico. Relacione corretamente a classificação ASA na primeira coluna com a sua definição na segunda coluna:



1 - ASA 1


2 - ASA 2


3 - ASA 3


4 - ASA 4


5 - ASA 5



( ) Cuidados odontológicos eletivos não são contraindicados, embora o paciente apresente um risco aumentado durante o tratamento.


( ) É um excelente candidato a cuidados cirúrgicos ou dentários eletivos, com risco mínimo de vir a apresentar um evento médico adverso durante o tratamento.


( ) Cuidados odontológicos eletivos se justificam, com um risco minimamente aumentado para o paciente durante o tratamento. O dentista deve, porém, considerar possíveis modificações do tratamento.


( ) O dentista deve adiar um cuidado odontológico eletivo até que a condição física do paciente tenha melhorado para uma classificação menor.


( ) Os pacientes, nessa categoria, estão quase sempre hospitalizados e em estado terminal de doença, e é um sinal vermelho em relação ao cuidado odontológico.



Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.

Qual a dose indicada de anestésico local lidocaína 2% com adrenalina 1: 100.000 para realizar a técnica de bloqueio alveolar superoposterior?
Em algumas ocasiões um procedimento odontológico ultrapassa a duração do controle da dor clinicamente eficaz, sendo necessário repetir a infiltração de anestésico local. Caso seja permitida que a função do nervo retorne antes da reinfiltração (ou seja, o paciente relate dor), pode ocorrer o fenômeno da taquifilaxia. Assim, é importante saber quanto tempo dura em média a ação de um agente anestésico para evitar essa situação. Dos anestésicos locais citados abaixo, qual deles tem duração de efeito maior?