Filtrar


Questões por página:
A. L. J.,45 anos, sexo feminino, hipertensa de longa data, é trazida por familiares com relato de hemiplegia súbita à esquerda e desvio da comissura labial à direita há 2h. TC de admissão: ausência de hiperdensidade. NIHSS: 17. Diante do exposto, seria uma contraindicação absoluta à trombólise endovenosa
Com base na coarctação da aorta, marque verdadeiro (V) ou falso (F) nos itens abaixo:

(__)As complicações mais comuns da coarctação da aorta são hipertensão arterial sistêmica e hipertrofia ventricular direita secundária com insuficiência cardíaca.
(__)A circulação colateral aumenta com a idade e contribui para a perfusão dos membros inferiores e da medula espinal. Os aneurismas ocorrem mais notavelmente na aorta ascendente e no círculo de Willis.
(__)A coarctação da aorta ocorre distalmente à artéria subclávia esquerda no local da inserção ductal aórtica ou em seu ligamento arterioso residual. Menos comumente, a crista de coarctação é proximal à artéria subclávia esquerda.
(__)A palpação do precórdio é consistente com a sobrecarga de pressão do ventrículo direito. Na ausculta, deve-se procurar um sopro de ejeção sistólico refletindo uma valva aórtica bicúspide.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:
A sobrecarga ventricular esquerda (SVE) é uma ocorrência patológica comum. Aproximadamente 20% da população na faixa de 50 anos apresentam SVE. A etiologia mais comum da SVE é:
É prevalente o uso de anticoagulação oral por necessidades profiláticas e/ou para tratamento por tempo prolongado. Sobre a coagulação e anticoagulação é INCORRETO afirmar que: