Filtrar


Questões por página:
A doença de Günther é uma alteração autossômica recessiva do metabolismo da porfirina, que resulta em um aumento da síntese de porfirinas e de seus precursores relacionados. Os dentes afetados apresentam pigmentação:
Uma cúspide dental acessória, localizada na superfície palatina da cúspide mesio-lingual de um molar superior, pode ser vista nos dentes decíduos e permanentes, variando entre uma cúspide definida a uma fóssula ou fissura pequena e recortada. Normalmente, é mais aparente no primeiro molar e menos volumosa nos segundos e terceiros molares, quando existentes. Essa anormalidade dentária recebe o nome de:
O paciente dolicocefálico apresenta um tipo facial mais alongado, mais estreito, a altura facial nesse caso irá predominar, pois, serão pacientes com rosto mais ovalados. As maloclusões associadas são_________________________ e _____________________. O palato é estreito por causa da falta da língua, pois, está em repouso no arco inferior; este arco assume uma característica mais parabólica, enquanto que o arco superior fica mais estreito; essas alterações não acomodam os dentes anteriores na sua posição desejada, por isso, estes pacientes assumem essas maloclusões.
Assinale a alternativa que preenche, corretamente, as lacunas do texto:
Sobre as alterações de tecidos moles, assinale a seguir aquela classificada como uma alteração congênita:

Segundo o professor Mário Roberto Leonardo são considerados dentes permanentes jovens com rizogênese incompleta, aqueles cujo ápice radicular, histologicamente, não apresentam a dentina apical revestida por cemento e, radiograficamente, quando o extremo apical da raiz não atinge o estágio 10 de Nolla. Sobre tratamento endodôntico de dentes permanentes com rizogênese incompleta, analise as afirmativas a seguir.


I. Apicigênese é a denominação dada à modalidade de tratamento em que se realiza o tratamento radical (pulpectomia), conduzindo a um fechamento apical induzido do ápice radicular, determinando ou não o aumento do comprimento radicular.

II. Já se encontra bem estabelecido na literatura a necessidade de se realizar a pulpectomia e obturação do canal após o desenvolvimento bem-sucedido da raiz induzido pela pulpotomia. Nesses casos, a pulpectomia visa evitar a calcificação progressiva dos canais radiculares, tornando-os um desafio para o tratamento no caso de uma futura infecção endodôntica ou após uma inesperada necrose pulpar.

III. A reabsorção interna é uma sequela potencial quando se emprega a pulpotomia para induzir a formação do canal radicular em dentes com ápices incompletamente formados.

IV. O localizador eletrônico foraminal não fornece, com exatidão, o real comprimento de trabalho quando a abertura apical é superior a 0,5 mm.


Estão corretas apenas as afirmativas