Filtrar


Questões por página:
Considerando a Antiguidade Clássica, analise as proposições a seguir:
I - No apogeu da democracia ateniense os cidadãos recebiam mistoforia para comparecerem às Assembleias. II- Os relatos sobre deuses e semideuses dos gregos são encontrados em forma de mitos, narrativas com caráter explicativo e/ou simbólico, profundamente relacionadas com uma dada cultura e/ou religião. III- Os costumes e práticas culturais romanos não incorporaram elementos dos povos conquistados por considerarem bárbaros, a exemplo dos povos gregos do período helenista.

Está(ão) CORRETA(S)
Sobre a ascensão do cristianismo entre os períodos denominados de Antiguidade e Medievo, podemos afirmar que:
I- O cristianismo foi beneficiado pela atuação de imperadores romanos como Nero e Diocleciano ao estabelecerem que o culto cristão não deveria sofrer perseguição no território do império. II- A conversão de Clóvis, rei dos Francos, favoreceu a permanência da Igreja Católica em território Europeu. III- A conversão do Imperador Constantino no século IV promoveu a expansão dos cultos cristãos entre o território do Império Romano.
É CORRETO o que se afirma em:
“É só a partir do século VIII a. C. que começamos a entrever, em diferentes regiões do Mediterrâneo, o progressivo surgimento de comunidades organizadas a partir de centros urbanos: as cidades-Estados ou pólis”.

GUARINELLO, Noberto Luiz. História Antiga. São Paulo: Contexto,2013. p.77.

Em relação às cidades-Estados da Antiguidade, podemos afirmar que a:
O direito da propriedade privada é o jus utendi et abutendi (o Direito de usar e desgastar – consequentemente também de abusar), o direito do arbítrio sobre a coisa. O interesse principal dos romanos consiste em desenvolver e determinar as relações que se dão como relações abstratas da propriedade privada. O verdadeiro fundamento da propriedade privada, a posse, é um fato, um fato inexplicável, não um direito. É somente por meio das determinações jurídicas, conferidas pela sociedade à posse de fato, que esta última adquire a qualidade de posse jurídica, a propriedade privada.
(MARX, Karl. Crítica da Filosofia do Direito de Hegel. Tradução de Rubens Enderle e Leonardo de Deus.2. ed. São Paulo: Boitempo,2010. p.125).

A respeito desse tema assinale a alternativa correta:
mostrar texto associado

Tendo as informações acima como referência inicial e considerando a amplitude do tema abordado, julgue o item.


A filosofia e o direito foram dois dos mais significativos legados culturais da Antiguidade Clássica (greco‐romana) para a denominada civilização ocidental.