Questões de Concurso
Filtrar
67 Questões de concurso encontradas
Página 10 de 14
Questões por página:
Analise as afirmativas a seguir:
I. O solo pobre do Antigo Egito devia-se ao regime de enchentes anuais no Rio Nilo que transbordava durante um período anual regular, inundando suas margens e retirando os nutrientes do solo. Devido a esse fenômeno natural, os egípcios tornaram-se muito dependentes do comércio com tribos vizinhas para obter produtos agrícolas e gado.
II. A origem de Roma possui uma explicação mitológica por meio da história de Rômulo e Remo. Segundo a explicação, os gêmeos foram jogados no rio Tigre, na Itália, e resgatados por uma loba, que os amamentou. Posteriormente, foram criados por um casal de pastores. Adultos, retornam à cidade natal de Alba Longa e ganham terras para fundar uma nova cidade que seria, exatamente, Roma.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. Em seu apogeu, a civilização romana se transformou no maior império de sua época, mantendo uma extensão territorial que contemplava desde o sudeste europeu até toda a bacia do Mediterrâneo. Para garantir uma administração adequada ao seu vasto território, o governo romano realizou diversas obras de infraestrutura, como a construção de estradas e aquedutos. Essas obras contribuíram para a melhoria da qualidade de vida e para a eficiência nos transportes, característica essa pouco comum em outras comunidades e civilizações da época.
II. A antiga sociedade egípcia estava dividida de maneira rígida, em castas, e nela havia intensa mobilidade social. Para os egípcios clássicos, a relação entre os cidadãos e a posição de um indivíduo na hierarquia social era determinada por suas posses (terras, animais e riquezas) e também por sua religião.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. O senado romano é a mais remota assembleia política da Roma Antiga, com origem nos “conselhos de anciãos” da Antiguidade oriental. Na antiga república romana, os senadores eram responsáveis pela elaboração das leis e pelas decisões acerca da política interna e externa. A política era um aspecto importante da civilização romana e refletia a preocupação por manter um tipo de ordem social entre os governantes daquele povo.
II. A pintura e a escultura, no Egito Antigo, obedeciam a modelos rígidos de representação da figura humana. Nos seus desenhos e entalhes em pedra, a forma humana era proibida de ser representada em visão frontal do olho e dos ombros, ou mesmo em perfil de cabeça, braços e pernas.
Marque a alternativa CORRETA:
I. O processo de centralização política e a divinização da figura do faraó, no Egito Antigo, tiveram grande importância para a construção das primeiras pirâmides. Essas construções, que estabelecem um importante marco na arquitetura egípcia, têm como as principais representantes as três pirâmides do deserto de Gizé, construídas para os faraós, Quéops, Quéfren e Miquerinos. II. Embora não tenha sido um movimento exclusivamente religioso, as cruzadas tiveram o espírito de religiosidade da cristandade europeia como fator importante de sua formação. Assim, o termo “Cruzada” foi utilizado para designar qualquer dos movimentos militares de inspiração cristã que partiram da Europa Ocidental em direção à Terra Santa e à cidade de Jerusalém com o intuito de conquistá-las, ocupá-las e mantê-las sob domínio cristão.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Na história da civilização hebraica, o episódio da saída dos hebreus do Egito e a consequente volta a Canaã é chamada de Continuum. Esse episódio está descrito no livro sagrado dos israelitas, a Bíblia, o qual narra que esse povo abandonou a escravidão no Egito por sua fé em Javé, que escolheu Israel como seu povo. Liderados por seu profeta, Moisés, eles viajaram pelo deserto até o monte Sinai, onde Javé lhes promete a terra de Canaã como recompensa por sua fidelidade. II. No Egito Antigo, inicialmente, os egípcios se organizaram por meio de um conjunto de comunidades patriarcais chamadas de Pankos. Os Pankos eram controlados por um chefe chamado Pankanê, o qual possuía autoridade sobre todos os aspectos religiosos, econômicos e familiares. Ou seja, o Pankanê determinava com quem cada mulher deveria se casar, quais os rituais que deveriam ser realizados aos deuses e com quais tribos, ou outros Pankos, aquele grupo poderia realizar a troca de mercadorias.
Marque a alternativa CORRETA: