Filtrar


Questões por página:
Analise as afirmativas a seguir:
I. No Egito Antigo, as pirâmides eram túmulos dos camponeses. Para o seu interior, era levada uma grande quantidade de objetos utilizados na agricultura, pecuária e fabricação de cerâmica. Assim, para que o sepultamento pudesse ocorrer, era necessário reunir todos os pertences do camponês, seus bens pessoais e familiares e, com o auxílio de alguns escravos, transportar todo o material para o interior da pirâmide, onde ele seria cremado após um funeral de sete dias. II. A figura de Getúlio Vargas está indelevelmente associada às conquistas dos direitos sociais dos trabalhadores urbanos. Prova disso é que seu principal legado foi a edição de normas de proteção ao trabalho, conhecida como Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), de 1943. Ainda na área trabalhista, Vargas criou a Justiça do Trabalho (1939), o Ministério da Justiça e o salário-mínimo (1804), a carteira profissional, a jornada semanal de 48 horas de trabalho e as férias remuneradas.
Marque a alternativa CORRETA:
Em seu livro As raízes clássicas da historiografia moderna, o historiador italiano Arnaldo Momigliano afirmava que “a historiografia grega em seus estágios mais antigos preocupava-se com a Pérsia e que era praticada por pessoas cuja familiaridade com as tradições persas [era] indiscutível”.
MOMIGLIANO, Arnaldo. As raízes clássicas da historiografia moderna. Trad. Maria B. B. Florenzano. Bauru, SP: EDUSC,2004, p.28.
A respeito dos argumentos que atestam essa afirmativa de Momigliano, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Existem evidências irrefutáveis de que historiadores gregos e judeus estavam em contato com os persas.
( ) O florescimento da historiografia grega estava relacionada à ascensão dos estudos antropológicos.
( ) Embora Heródoto nunca tenha estado na Pérsia propriamente dita e nem falasse qualquer língua estrangeira, pode-se verificar que suas histórias são repletas de tradições persas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
42_00.png (351×153)

A expressão “Era Axial” indica um período de renovação espiritual que teria ocorrido simultaneamente nas grandes civilizações antigas do Ocidente e do Oriente, no primeiro milênio AEC. Na China, surgiram o taoísmo e o confucionismo; na Índia, o budismo; no Irã, o zoroastrismo; na Palestina, o profetismo monoteísta; e na Grécia, a filosofia.
Com base em seus conhecimentos, analise as afirmativas a seguir, sobre as grandes mudanças que ocorreram durante a Era Axial.
I. Afirma-se o espaço político e intelectual da polis e, com ela, a figura do filósofo capaz de explicar conceitualmente a conexão lógica entre a esfera do divino e a da verdade. II. Afirma-se o monoteísmo na Palestina, fortalecendo uma religiosidade baseada na Lei e nos Profetas, com a valorização da responsabilidade ética do homem diante do Criador. III. Afirma-se o zoroastrimo, uma religião dualista que interpreta o universo por meio da oposição entre os princípios transcendentes do Bem e do Mal.
Está correto o que se afirma em
O crescente fértil foi a região que possibilitou o maior desenvolvimento agrícola, na chamada Antiguidade Oriental. Tal região englobava parte do Egito e do Oriente Médio e era composta por importantes rios que transportavam matéria orgânica e fertilizava o solo. Algumas das maiores civilizações da Antiguidade se desenvolveram nesta região. Assinale, a seguir, alguns dos rios que compunham o crescente fértil.
O Egito antigo desperta muito fascínio até os dias atuais. Foi uma grande civilização, que desenvolveu gigantescas construções, uma agricultura rica e uma cultura única. Dentre seus aspectos culturais, sem dúvida, a religião é um dos mais interessantes, pois defendia a existência da vida após a morte e possuía deuses com formas humanas e animais. Assinale, a seguir, a alternativa que indica, corretamente, a religião egípcia.