Filtrar


Questões por página:
O método padrão de identificação e diferenciação das espécies de Neisseria meningitidis e de Neisseria gonorrhoeae baseia-se na detecção da produção de ácido a partir de carboidratos, em um meio básico de cistina, tripticase e ácido (CTA) e outros testes bioquímicos convencionais. Marque a alternativa CORRETA com base nessas informações.
O gênero Acinetobacter tem sido implicado em grande variedade de infecções hospitalares, principalmente, em unidades de terapia intensiva. Abaixo, estão listadas algumas características que são utilizadas para a identificação de bactérias. Marque a alternativa que corresponda a uma característica do gênero Acinetobacter:
Com base nos conhecimentos acerca do agente causador da Dengue e no diagnóstico dessa doença, marque a alternativa CORRETA:
A sífilis é uma doença infecciosa causada por uma espiroqueta, o Treponema pallidum, subespécie pallidum. Apresenta índices de incidência que voltaram a crescer após uma década de estabilização. Baseando-se no diagnóstico laboratorial dessa doença, marque a alternativa CORRETA:

Um laboratório de bacteriologia clínica que realiza metodologia semi-quantitativa de Maki para cultura de cateteres, recebeu três amostras de pontas de cateter venoso central, sabendo-se que área e pareamento são requisitos de interpretação de resultados:


Amostra A: tinha 8 (oito) centímetros de comprimento e não vinha acompanhada de frascos de hemocultura.

Amostra B: tinha 5 (cinco) centímetros de comprimento e acompanhava um par de frascos de hemoculturas, sendo um periférico e outro colhido através do cateter venoso central antes de sua retirada.

Amostra C: também com 5 (cinco) centímetros de comprimento e não acompanhava frascos de hemocultura.


Levando em conta as afirmações, assinale a alternativa CORRETA.