Filtrar


Questões por página:
O método de avaliação de desempenho tradicional, que se baseia nas características extremas positivas ou negativas e não se preocupa com o desempenho normal, denomina-se:
Segundo Chiavenato (2020), os processos básicos na gestão de pessoas são cinco, a saber: prover, aplicar, manter, desenvolver e monitorar. Segundo o autor, entre as atividades envolvidas no processo de manutenção de recursos humanos estão:
I. Avaliação de desempenho. II. Benefícios e serviços sociais. III. Higiene e segurança do trabalho.
Quais estão corretas?
Os administradores devem constantemente monitorar, medir e avaliar o desempenho humano. A satisfação individual funciona como um reforço positivo para um novo desempenho.

O gestor, para atender a esses objetivos deve se preocupar com as seguintes medidas, à exceção de uma. Assinale-a.

Em julho de 2017 o MPSP criou a Coordenadoria-Geral de Acompanhamento e Supervisão Disciplinar, com vistas a implementar e coordenar o trabalho de descentralização do sistema de avaliação, desempenho e capacitação dos servidores da instituição. Em entrevista, o responsável pela área fez o seguinte apontamento:


(...) atualmente a avaliação é feita tão somente com base em um único critério e instrumento de avaliação, que são as considerações feitas pelo superior hierárquico do servidor. Essa avaliação continuará existindo, porém outros critérios e instrumentos poderão ser utilizados, como as visitas. Fora isso tem também a análise e avaliação de relatórios periódicos de atividades e também a apresentação de comprovantes de participação em palestras e cursos. Há ainda a própria frequência e aproveitamento em cursos de capacitação que a Coordenadoria poderá e deverá promover junto com a Escola Superior do Ministério Público. Tudo isso comporá a avaliação do servidor. O que hoje é feito por um único instrumento será feito por um conjunto de instrumentos. (MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO,2018)


Sobre os métodos para avaliação de desempenho, assinale a alternativa correta.

A figura abaixo mostra uma matriz do tipo “Nine-Box” com parte das saídas de uma avaliação de desempenho com foco em competências. O gráfico mostra as entregas confrontadas com as atitudes e valores de quatro profissionais (A, B, C e D), com as escalas variando de 1 (não atende) a 6 (supera).
Imagem associada para resolução da questão

A gerente de RH da organização em que a avaliação foi realizada está analisando esses resultados para propor possíveis ações de gestão de pessoas.
Em relação aos funcionários, os dados indicam as seguintes situações e possibilidades de ação adequadas: