Filtrar


Questões por página:

Um sistema de armazenamento de dados de uma grande rede de computadores utilizará uma topologia de Fibre Channel, na qual os dispositivos estarão ligados em um modelo de anel, com o objetivo de que a inserção ou a remoção de um dispositivo paralise e interrompa toda a atividade da rede, assim como a falha de um desses dispositivos irá desfazer a estrutura de anel.


Qual é a topologia de Fibre Channel com essas características?

A rede de computadores e armazenamento de dados de uma empresa precisa ser organizada como um conjunto de dispositivos conectados a vários clientes e a outros dispositivos de armazenamento, de modo que possam existir vários caminhos disponíveis para o transporte de dados entre dois pontos.


A estrutura que atende a essa organização é a

RAID é uma sigla para a tecnologia empregada com o objetivo de aumentar o desempenho e/ou a confiabilidade do armazenamento de dados. Em um dos níveis RAID, os dados são armazenados duas vezes, gravando-os tanto na unidade de dados, quanto na unidade espelhada. Se uma unidade falhar, o controlador usa a unidade de dados ou a unidade espelhada para recuperação de dados e continua a operação. A figura a seguir ilustra esse tipo de RAID:

Imagem associada para resolução da questão



São vantagens desse tipo de implementação: (1) oferecer uma excelente velocidade de leitura e uma velocidade de gravação que é comparável à de uma única unidade; (2) No caso de uma unidade falhar, os dados não precisarem de reconstrução, eles só precisam ser copiados para a unidade de substituição. Em contrapartida, são desvantagens: (1) a capacidade de armazenamento eficaz ser apenas metade da capacidade total da unidade, porque todos os dados são escritos duas vezes; (2) essa solução nem sempre permitir a troca a quente de uma unidade com falha. Isso significa que a unidade com falha só pode ser substituída após desligar o computador ao qual ela está conectada. Esse nível é conhecido como RAID:
O termo storage é frequentemente usado para descrever os dispositivos de armazenamento conectados ao computador, mas são também sistemas corporativos de armazenamento com grande capacidade de processamento, utilizados nos servidores de arquivos em redes locais ou mesmo em nuvem. Dentre os tipos existentes, dois são descritos a seguir:

I. são equipamentos que possuem sistemas operacionais incorporados, não precisando de um servidor para funcionar, sendo conectados diretamente em qualquer rede local. Conceitualmente, é um grande HD conectado à rede, com recursos profissionais de gerenciamento, componentes redundantes para maior proteção dos dados e capaz de centralizar dados de forma organizada. São equipamentos que permitem armazenar, compartilhar, acessar e gerenciar todos os dados armazenados por todos os usuários autorizados via rede, utilizando recursos como acesso protegido por login, senha e recursos para registrar as atividades de cada usuário;
II. éumaredecorporativavoltadaparaconectaremanterdisponíveis servidores e storages via LAN dentro de um ambiente seguro, redundante e de alta performance. Utilizada em infraestruturas de TI corporativas, é uma rede de armazenamento composta exclusivamente por servidores e storages, interligados através de conexões IP (iSCSI) ou Fibre Channel (FC). Ela centraliza e melhora o gerenciamento das informações, proporcionando mais segurança e velocidade no acesso aos dados em grandes infraestruturas de TI e datacenters.

Esses tipos de storages são conhecidos, respectivamente, pelas siglas:
RAID é a abreviação para Redundant Array of Independent Disks ou, em tradução livre, Conjunto Redundante de Discos Independentes. Essa tecnologia é baseada em montar arranjos onde dois ou mais hard drives e/ou memórias SSDs trabalharão em conjunto, com o intuito de aprimorar a segurança e performance de computadores, servidores e storages. Assinale a alternativa que não representa um tipo de RAID válido.