Filtrar
5 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 1
Questões por página:
Analise os esquemas de obra e as fotos do projeto do Estádio San Nicola (1987-90) em Bari, Itália, do arquiteto italiano Renzo Piano.
Considerando as características desta obra, é correto afirmar:
Considere abaixo os cortes do edifício das Termas de Vals (1990-1996), Suíça, do arquiteto Peter Zumthor, e do edifício do Centro de Artes Casa das Mudas (2001-2004), Ilha da Madeira, Portugal, do arquiteto Paulo David.
Os dois desenhos exemplificam um aspecto da arquitetura contemporânea: preocupação com a ação do homem sobre o meio ambiente. Analisando os desenhos, é correto afirmar:
I. A materialidade pesada, explicitamente gravitacional, é patente nas duas obras.
II. A intensa conotação geológica, criando novas referências reconhecíveis, mostra o potencial desse tipo de implantação.
III. Edifícios com essa configuração têm altura limitada a três pavimentos por motivos estéticos.
IV. A condição corpórea desta arquitetura, revelada pela profundidade de seus vazios, necessita da luz natural como matéria essencial de projeto.
É correto o que consta em
Considere o Piccolo Teatro del Mondo, projeto de Aldo Rossi (1979), realizado com estrutura tubular e placas de madeira sobre um barco, em Veneza.
Constata-se que essa obra
I. expressa a vontade de referenciar os monumentos que definem a memória de Veneza.
II. é uma contundente crítica ao modernismo e nada tem do movimento moderno.
III. é uma celebração da matéria, sendo a forma somente o veículo que a torna possível.
IV. apoia-se na iconografia como suporte do sentimento.
Está correto o que se afirma em
Considere o projeto de James Stirling e equipe para uma série de residências estudantis da Universidade de St. Andrews (1964-68), paradigma nas discussões que envolvem conjuntos habitacionais:
Considerando tais edifícios, constata-se que
Considere os desenhos e imagens de seis obras de Lina bo Bardi, abaixo,
e a seguinte frase de Lina:
Mas o tempo linear é uma invenção do Ocidente, o tempo não é linear, é um maravilhoso emaranhado onde, a qualquer instante, podem ser escolhidos pontos e inventadas soluções, sem começo nem fim.
Observando-se tais obras constata-se que
I. sua criação é um mosaico capaz de juntar o impensável, não porque parta de projetos, não porque tenha fantasias, mas, ao contrário, porque trabalha com o material disponível.
II. ela exercia a arquitetura pela arquitetura, sem ficar pincelando em seu trabalho referências de outros campos como arte, filosofia, antropologia, literatura e psicanálise.
III. seu trabalho apoia-se na ideia anti-intervencionista, representando a defesa do caráter sagrado dos edifícios considerados monumentos.
IV. Lina foi uma defensora do novo, sem se deixar perturbar pelo pré-existente, sem necessidade de contar com o entorno para recriá-lo ou traduzir em sua obra.
Está correto o que se afirma APENAS em