Filtrar


Questões por página:
Uma das grandes novidades que surgiram com o Windows Server 2000 foi o Active Directory (AD) e continua até hoje, mas com um papel muito importante na estrutura do Windows Server 2008. O AD, conhecido como Diretório Ativo, é um local de armazenamento de dados onde a alteração desses dados irá refletir em toda a estrutura da rede, gerenciada pelo Windows Server 2008. A finalidade principal do AD é melhorar a organização da rede, tornando-a mais segura e considerando que toda implementação do AD tem, pelo menos, um site. Para análise dos sites, uma parte importante é o conhecimento do conceito de duplicação do AD em que dois modos de duplicação são utilizados: um dentro dos sites e outro para duplicação entre dois sites. Para duplicação do AD, alguns serviços e respectivas portas devem estar funcionando corretamente. Um desses serviços é o Server Message Block (SMB) sobre IP. De acordo com o exposto, quais são as portas utilizadas pelo SMB?
Na arquitetura TCP/IP, a camada de aplicação define a sintaxe e a semântica das mensagens trocadas entre aplicações. Existem diversos protocolos de aplicação que são suportados por quase todos os sistemas. Assinale-os.
O protocolo SNMP ("Simple Network Management Protocol") faz parte da pilha TCP/IP e é utilizado para obter informações de servidores SNMP. No seu funcionamento, utiliza o conceito de MIB ("Management Information Base"), definido pelo RFC1066 como o conjunto de objetos gerenciados que procura abranger todas as informações necessárias para a gerência da rede. Resultante da evolução, a RFC 1213 definiu três tipos de MIBs que fornecem informações:

T1 - gerais de gerenciamento sobre um determinado equipamento gerenciado, como número de pacotes transmitidos e estado da interface;
T2 - específicas sobre as tecnologias dos meios de transmissão e equipamentos empregados;
T3 - específicas dos equipamentos empregados, como configuração, colisões, sendo também possível reinicializar ou desabilitar uma ou mais portas do roteador.

As MIBs dos tipos T1, T2 e T3 são, respectivamente, dos seguintes tipos:
Para o funcionamento da Internet, as diversas aplicações que operam por meio de protocolos na camada de aplicação do modelo OSI utilizam portas conhecidas na comunicação com o protocolo TCP da camada de transporte. Nesse contexto, aplicações DNS, FTP e TELNET, na interação com o TCP e SNMP com UDP, utilizam portas padronizadas e identificadas, respectivamente, pelos números:
São protocolos da camada Internet (camada 2) do modeloTCP/IP: