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Em uma instituição educacional, são gerados diversos documentos ao longo do tempo que precisam ser arquivados. Quando se trata do conceito de arquivo, pode-se defini-lo como:

Leia o texto a seguir.

“A investigação preliminar é o alicerce para a elaboração do Plano de Classificação e a Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos. O órgão precisa investir tempo e pessoal nesta etapa para fornecer uma base sólida para as atividades subsequentes.”

Fonte: CRUZ, Emília Barroso. Manual de gestão de documentos.2. ed. rev. e atual. Belo Horizonte: Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, Arquivo Público Mineiro,2013. (Cadernos Técnicos do Arquivo Público Mineiro; n.3), p.35.

A respeito da investigação preliminar, também conhecida como diagnóstico, analise as afirmativas abaixo:


I. Um dos objetivos é identificar fatores que afetam as práticas de arquivamento.


II. Para ter um conhecimento profundo das atividades, da regulamentação e do contexto sociopolítico no qual a instituição opera, é preciso pesquisar para além das fronteiras da instituição.


III. Antes de começar, é importante verificar se o órgão participou recentemente de projetos que envolveram análise corporativa, como reengenharia de processos, planejamento estratégico e análise de riscos.


Estão CORRETAS as afirmativas:

Leia o texto a seguir.

“[...] o uso que sociedade faz de seus arquivos é, naturalmente, multifacetado, cambiante no tempo e disperso, sendo, entretanto, possível estabelecer basicamente três categorias, ligando-as a seus objetos e seus sujeitos.”

Fonte: BELLOTTO, Heloisa Liberalli. Arquivos: estudos e reflexões. Belo Horizonte: Editora UFMG,2014, p.311.


A respeito do uso multifacetado dos documentos, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, associando corretamente a categoria de uso com o seus respectivos objeto e sujeito.


COLUNA I

1. Uso acadêmico

2. Uso prático

3. Uso popular

COLUNA II

( ) objeto: prático

( ) objeto: informativo

( ) objeto: especulativo

( ) sujeito: homem comum

( ) sujeito: pesquisador

( ) sujeito: profissional (técnico)


A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

Leia os textos a seguir.

“Realmente, só assim deve ser entendida a arquivologia: documentos contextualizados no seu meio genético de geração, atuação e acumulação. Ressalte-se com isso a primeira grande especificidade deste objeto essencial da arquivologia que são os arquivos entendidos como conjuntos [...].”

Fonte: SCHMIDT, Clarissa Moreira dos Santos. A construção do objeto científico na trajetória histórico-epistemológica da arquivologia. São Paulo: ARQ-SP,2015. (Thesis,3), p.218.


Leia os textos a seguir. “Realmente, só assim deve ser entendida a arquivologia: documentos contextualizados no seu meio genético de geração, atuação e acumulação. Ressalte-se com isso a primeira grande especificidade deste objeto essencial da arquivologia que são os arquivos entendidos como conjuntos [...].”

Fonte: SCHMIDT, Clarissa Moreira dos Santos. A construção do objeto científico na trajetória histórico-epistemológica da arquivologia. São Paulo: ARQ-SP,2015. (Thesis,3), p.218.


A característica dos documentos arquivísticos a que se referem os autores, em ambos os textos, é a:

Sobre arquivos, assinale a afirmativa INCORRETA.