Questões de Concurso
Filtrar
35 Questões de concurso encontradas
Página 4 de 7
Questões por página:
Sobre Teatro-Educação, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. O ensino do teatro na escola foi revolucionado a partir do movimento Escola Nova.
II. Na educação tradicional, a concepção predominante em Teatro-Educação vê a criança como um organismo em desenvolvimento, cujas potencialidades se realizam desde que seja permitido a ela se desenvolver em um ambiente aberto à experiência.
III. As ideias da Escola Nova possibilitaram uma reformulação dos programas escolares e uma nova instrumentação para tornar o trabalho do docente mais eficaz.
IV. A educação progressista acreditava no desenvolvimento natural da criança, sendo que o professor atuava como um guia.
Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
Nos anos 1970, afloram, entre os profissionais ligados ao ensino da arte, uma preocupação e um questionamento sobre a proposta educativa em arte centrada apenas no fazer. Sem negar a produção das manifestações artísticas nas diversas linguagens, teatro, dança, música e artes plásticas, os educadores iniciaram um processo de discussão e pesquisa que direcionasse o ensino também para o conhecimento da arte e sua apreciação. Para Ana Mae Barbosa, esse movimento, no processo de ensino de arte, significa que
I. temos de alfabetizar para a leitura da imagem;
II. por meio da leitura das obras de artes plásticas, estaremos preparando a criança para a decodificação da gramática visual, da imagem fixa e, por meio da leitura do cinema e da televisão, a criança será preparada para aprender a gramática da imagem em movimento;
III. a decodificação precisa ser associada ao julgamento da qualidade do que está sendo visto aqui e agora e em relação ao passado;
IV. a arte deve ser encarada como a capacidade de produzir material de qualidade.
Escolha a alternativa CORRETA que indica o método teatral baseado no princípio de que o ato de transformar é transformador, desenvolvido por Augusto Boal.
Toda ação humana envolve a atividade corporal. A criança é um ser em constante mobilidade e utiliza-se dela para buscar conhecimento de si mesma e daquilo que a rodeia, relacionando-se com objetos e pessoas.
(PCN-Arte,1997)
Segundo o documento, a ação física é necessária para que a criança