Questões de Concurso
Filtrar
128 Questões de concurso encontradas
Página 16 de 26
Questões por página:
I. O emprego do artigo definido em A assembleia sinaliza a relação de referência que há entre essa expressão e o segmento um meeting em favor dos poloneses (1.02).
II. Tanto na linha 02 como na linha 07, o emprego do artigo definido plural os em os poloneses tem valor genérico, tomando o conjunto de indivíduos do povo polonês como referência e não um grupo de poloneses determinado.
III, O artigo indefinido poderia ser substituído pelo definido no segmento numa sala esplêndida (1.02-03), preservando o sentido e a correção da frase.
Quais estão corretas?
Avalie as afirmações que seguem sobre os vocábulos que compõem o terceiro parágrafo do texto:
I. Caso as palavras ‘é, círculo, está, evidência e país’ perdessem o acento gráfico, constituir-se-iam em outros vocábulos que também fazem parte da língua portuguesa.
II. A palavra ‘possível’ é acentuada por ser paroxítona terminada em ‘l’; e, ao ser pluralizada, perde o acento gráfico.
III. O vocábulo ‘capital’ pode ser, em outro contexto, acompanhado pelo artigo feminino ‘a’, entretanto, seu significado diferirá daquele que tem no texto.
Quais estão INCORRETAS?
Avalie as afirmações que seguem relativamente ao preenchimento das lacunas pontilhadas das linhas 05,13 e 29.
I. A lacuna da linha 05 deveria ser preenchida apenas pela preposição ‘a’.
II. Na linha 13, a lacuna deve receber o artigo definido feminino ‘a’, visando à correção do período.
III. Na linha 29, a inserção da palavra ‘ano’ imediatamente antes de 2016 implicaria apenas o uso da crase em virtude da regência da palavra ‘relação’.
Quais estão INCORRETAS?
Um princípio geral de formulação textual diz que, a primeira vez em que é citada, uma entidade deve ser precedida de artigo indefinido e, quando citada pela segunda vez e outras, deve ser precedida do artigo definido. Ocorre, porém, que, em alguns casos, mesmo citadas pela primeira vez, algumas entidades aparecem precedidas de artigo definido. Uma das razões é quando se trata de uma entidade emoldurada, ou seja, quando um vocábulo anterior faz supor a nova entidade como já conhecida.
A frase abaixo que exemplifica o que se afirma acima é: