Filtrar


Questões por página:
“A respiração pode ser definida como um processo em que ocorre a troca gasosa entre o meio e o organismo. Essa troca é importante porque garante o fornecimento de oxigênio para as células realizarem seus processos metabólicos e a retirada de gás carbônico do organismo. Existem diferentes tipos de respiração nos animais, sendo a respiração pulmonar a mais conhecida. Além desse tipo, podemos citar a respiração branquial, cutânea e traqueal”. Moluscos e artrópodes apresentam, respectivamente, a respiração:
Não existe um inventário de todas as espécies do planeta Terra. A biodiversidade do planeta é desconhecida. Ainda assim, a partir dos estudos feitos até agora, sabe-se que cerca de um milhão e meio de espécies já foram descritas. Dentre as alternativas a seguir, qual é a que apresenta o grupo de seres vivos com mais espécies já descritas e catalogadas até o momento?

O cultivo do coqueiro (Cocos nucifera) vem tendo sua área aumentada no Amapá. Com o crescimento do cultivo, percebe-se o aumento acentuado de seus inimigos naturais, como a brocado-bulbo do coqueiro (Strategus aloeus). O animal adulto é um besouro de hábitos noturnos, medindo cerca de 6 cm de comprimento por 4cm de largura. O adulto escava galerias, levando o vegetal à morte. As larvas geralmente se desenvolvem nos restos de madeira em decomposição próximos ao plantio.


A broca-do-bulbo do coqueiro, como os demais coleópteros, é

Os artrópodes são animais invertebrados que se destacam principalmente pela presença de apêndices articulados e exoesqueleto quitinoso. Em relação aos representantes de artrópodes a seguir e às suas características morfológicas gerais, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.

Coluna 1
1. Aracnídeos.
2. Crustáceos.
3. Insetos.
Coluna 2
( ) Apêndices birremes, dois pares de antenas, um par de mandíbulas.
( ) Três pares de pernas, um par de antenas e um par de olhos compostos.
( ) Um par de quelíceras, um par de pedipalpos e quatro pares de pernas.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
As formigas picadoras do gênero Pseudomyrmex se abrigam em espinhos ocos de certas espécies de acácia nas Américas Central e do Sul. Essas formigas se alimentam do néctar produzido pela árvore e de intumescências ricas em proteínas localizadas nas bases das folhas. A presença das formigas na acácia afasta qualquer coisa em contato com a árvore, pois elas são agressivas e as atacam; além disso, removem esporos de fungos, pequenos herbívoros e detritos, e cortam a vegetação que cresce junto à acácia. O tipo de interação observado dessas espécies é conhecido como: