Filtrar


Questões por página:
O quadro a seguir apresenta algumas características dos principais grupos de artrópodes; observe. Imagem associada para resolução da questão

Assinale, a seguir, a alternativa que substitui corretamente os algarismos.

A despeito do grande avanço científico descrito no texto, o combate ao vetor dessa patologia deve ser intensificado, pois outras doenças podem ser transmitidas pelo inseto. Além disso, sabe-se que a eficácia dessa vacina é de cerca de 60%.

Esse inseto é vetor das seguintes patologias, EXCETO:

mostrar texto associado

Tendo como referência o fragmento de texto apresentado e considerando os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item subsequente.


A principal medida para a eliminação dos ovos do mosquito Aedes aegypti depositados nos recipientes considerados criadouros com água parada — como pneus e pratos dos vasos de planta — consiste em jogar a água fora e aguardar que esses criadouros sequem naturalmente.

A Festa dos Insetos

Gilliard

Compositor: Motivo Popular - Adaptação Gilliard


A Pulga e o Percevejo fizeram combinação. Fizeram uma serenata debaixo do meu colchão

A Pulga toca banjo, o Percevejo violão; E o danado do Piolho também toca rabecão. Torce, retorce procuro mais não vejo não sei se era pulga ou se era percevejo (bis) [...]

Disponível em:<https://www. vagai ume. com. br/gilliard/a-festados-insetos.html>. Acesso em 24 set.2016


Sobre o fragmento da música "A Festa dos Insetos”, é correto afirmar que entre a pulga, o percevejo e o piolho existem:

No Brasil, são conhecidas várias espécies de aranhas peçonhentas e de insetos vetores de doenças. Esses animais pertencem ao grupo dos artrópodes, que constituem mais de um milhão de espécies, das quais cerca de novecentas mil são de insetos, que surgiram há milhões de anos. Cientistas afirmam que os primeiros surgiram há cerca de 500 milhões de anos. Eles vivem espalhados por todo o mundo. Desde as regiões polares até as zonas tropicais, passando por rios, mares e oceanos.

O grande sucesso evolutivo dos insetos, quando comparados aos demais artrópodes, pode ser explicado pela seguinte adaptação: