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Ao estudar temas relacionados aos estilos e modos de vida, vemos que eles podem ser distintos por vários fatores, como por exemplo o lugar, considerando ser no campo ou na cidade, na cidade pequena ou na metrópole. Nessa perspectiva, analise as afirmativas abaixo:
I. A organização das cidades pequenas para Georg Simmel, assim como as sociedades rurais, era produtora de um estilo de vida diverso do estilo de vida que se vive nas grandes cidades e nas sociedades urbanas. Nesse modo de viver que é peculiar das pequenas cidades e comunidades, que pode ser chamado de um modo de vida provinciano, a atitude mental de seus integrantes é essencialmente comunitária, no sentido estrito da palavra: as relações são eminentemente solidárias, arraigadas, o apelo emocional é forte, sobretudo no pego que demonstram às tradições, bem como às normas de conduta vigentes no grupo.
II. No estilo de vida moderno, a percepção que tem sobre o tempo é distinta daquela que se tem na vida provinciana, pois o tempo urbano é sentido como efêmero, e nele as transformações são visualizadas e percebidas a todo instante, por exemplo, no fluxo de pessoas e automóveis nas ruas, cada dia mais intenso, nas vitrines das lojas, nas avenidas revitalizadas, enfim, no frenético cotidiano das grandes cidades, em que o consumo colabora para um estilo próprio.
III. No estilo de vida provinciano, o tempo é experimentado como se transcorresse de maneira mais lenta, as transformações são vistas e sentidas em menor escala, as mudanças ocorrem de uma maneira menos fugaz, mas, em contrapartida, são percebidas de maneira mais efetiva por aqueles que estão nele inseridos.
IV. Apesar de os modos de vida serem distintos nos espaços modernos e provincianos, as pessoas se apropriam do tempo sempre da mesma forma, independente dos espaços, quer sejam nas cidades pequenas, como nas cidades grandes.
Estão corretas as afirmativas:
De acordo com Maria Stela Grossi Porto (2010), sobre a abordagem sociológica da violência, é CORRETO afirmar que:
“Gonzaga foi, pois, o artista que, por meio de suas canções, instituiu o Nordeste como um espaço da saudade. Embora não aquele Nordeste com saudade da escravidão, do engenho, das casasgrandes; mas o Nordeste da saudade do sertão, de sua terra, de seu lugar. Saudade de seus cheiros, seus ritmos, suas festas, suas alegrias, suas sensações corporais. Saudade de migrante ou de homem de cidade, em relação a um espaço idílico onde homem e natureza ainda não se separaram; onde as relações comunitárias ainda estão preservadas, onde a ordem patriarcal ainda está garantida. Um Nordeste de hierarquias conhecidas e preservadas, mas também o Nordeste da seca, das retiradas, da súplica ao Estado e às autoridades por proteção e socorro. Um Nordeste humilde, simples, resignado, fatalista, pedinte. E, ao mesmo tempo, um Nordeste de grande “personalidade cultural”. Um lugar que quer conquistar um lugar para sua cultura em nível nacional, que quer mostrar para o governo e para os do Sul que existe, que tem valor, que é viável. O espaço da cultura brasileira contra as estrangeirices do Sul”.
ALBUQUERQUE, Durval M. A invenção do Nordeste e outras artes. Recife/ São Paulo: Fundação Joaquim Nabuco/Cortez, 1999.
A partir da ideia de Nordeste discutida no texto, avalie as afirmações a seguir.
I. A ideia de região é, também, uma expressão cultural, possível de ser compreendida sociologicamente por meio das representações que lhe emprestam significado político.
II. As canções revelam múltiplas significações de um Nordeste construído por representações que retratam valores e fenômenos que o constituem socialmente.
III. O Nordeste aparece no texto como um território geográfico possível de ser representado por questões ambientais que constituem seu caráter social.
É correto o que se afirma somente em
“O processo de precarização das condições de vida nos bairros mais pobres, associado ao desmantelo de equipamentos públicos como a escola, costumam se ampliar em diversas privações que a população dessas áreas vivencia, seja no âmbito do desemprego, seja na falta de serviços básicos de qualidade (saúde, educação, segurança, lazer). O elevado grau de carência naqueles bairros e a ausência do Estado favorecem o crescimento da criminalidade e da violência no cotidiano da população”.
SOARES, Antonio Mateus de Carvalho. Revista de C. Humanas, Viçosa, v.14, n.1, p.75-190, jan./jun.2014.
A partir do texto apresentado, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos seguintes itens:
( ) A ausência de serviços essenciais às populações é responsável pela precarização da vida cotidiana nos bairros pobres das cidades, o que favorece o crescimento da violência e da criminalidade nessas regiões.
( ) Violência é um fenômeno social que se origina da falta de controle e de repressão do Estado sobre parcela da população que não reconhece a autoridade do Estado no estabelecimento da ordem.
( ) Ao não promover, por meio de políticas públicas, a inclusão social de populações moradoras das periferias urbanas do País, o próprio Estado passa a ser um dos fatores principais na produção da criminalidade e da violência.
( ) A promoção de empregos é considerada como a saída para superação da criminalidade e da violência na sociedade contemporânea, caminho pelo qual o Estado deve atuar com exclusividade.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
Leia o seguinte trecho sobre organização e estruturação social: “Mas a sociedade, cuja vida se realiza num fluxo incessante, significa sempre que os indivíduos estão ligados uns aos outros pela influência mútua que exercem entre si e pela determinação recíproca que exercem uns sobre os outros. A sociedade é também algo funcional, algo que os indivíduos fazem e sofrem ao mesmo tempo, e que, de acordo com esse caráter fundamental, não se deveria falar de sociedade, mas de sociação”.
SIMMEL, Georg. Questões fundamentais de Sociologia. Rio de Janeiro: Zahar Editores,2006.
Considerando as reflexões de Georg Simmel sobre a organização e estruturação social, avalie as seguintes afirmações:
I. A sociedade é produto das interações sociais dos indivíduos ao estabelecerem relações de interdependência mútua e, com isto, criam formas de sociação nas quais residem os conteúdos da vida social.
II. Unidade da sociedade é um estágio de interações sociais concebidas em seu devir harmonioso no qual as relações de conflito são mitigadas e deslocadas à condição de interesses consensuais sem os quais a sociação não se configura.
III. Sociedade constitui um círculo de indivíduos que estão, de uma maneira determinada, vinculados uns aos outros por efeito das relações mútuas, e que por isso podem ser caracterizados como uma unidade.
É correto o que se afirma em