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Na redação oficial, é necessário atenção para o uso dos pronomes de tratamento em três momentos distintos: no endereçamento, no vocativo e no corpo do texto.

Nas correspondências cujos destinatários sejam o Presidente da República, o Vice-Presidente da República e um Ministro de Estado, adotam-se respectivamente os seguintes vocativos:
A comunicação escrita oficial é um conjunto de normas pelo qual se redigem as correspondências e os atos administrativos no serviço público. Deve permitir uma única interpretação e contribuir para a cultura de profissionalização dos servidores públicos e de respeito aos princípios constitucionais da impessoalidade, publicidade e eficiência. À assistente administrativa escolar Cristina coube encaminhar ofício ao senhor prefeito com um comunicado à assistente de gabinete contendo seu teor.


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Quanto às características das normas de comunicação escrita oficial, na elaboração do comunicado, Cristina:
No Manual de Redação da Presidência da República, a padronização dos documentos oficiais é uma das diretrizes fundamentais para garantir clareza e uniformidade na comunicação governamental. Considerando essa premissa, qual é a recomendação formal do Manual em relação à utilização de pronomes de tratamento em documentos dirigidos a autoridades de alta hierarquia, como ministros de Estado?
Sobre a clareza e a precisão nas comunicações oficiais, assinale a alternativa correta.
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A lacuna que antecede o texto do expediente deve ser ocupada por um vocativo. Considerando-se que o destinatário é um “Chefe de Gabinete”, a forma que deve ser empregada é: