Filtrar


Questões por página:
A Filosofia de Wittgenstein foi um marco na história da reflexão sobre a relação entre filosofia e ciência. Quanto às teses da obra Tractatus logicophilosophicus, de Wittgenstein, assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.
( ) A proposição é uma figuração da realidade. ( ) O pensamento é a proposição com sentido. ( ) A filosofia é uma das ciência naturais. ( ) O fim da filosofia é ser uma teoria da realidade.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
Para Kant é por meio da relação entre a razão e as experiências que se desenvolve o conhecimento. Ou seja, as experiências (sensações e percepções) fornecem a matéria-prima do conhecimento e a razão opera de modo a organizar e categorizar as suas estruturas. De acordo com Kant, os problemas da metafísica não são meramente ociosos ou prescindíveis senão que são problemas necessários produzidos pelo próprio funcionamento da razão. Nesse sentido, eles devem poder ser determinados como possíveis de serem resolvidos ou não. O conhecimento da metafísica é possível com o uso dos juízos ______.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
Cecília Meireles escreveu a estrofe abaixo em homenagem à Inconfidência Mineira, que foi um dos primeiros movimentos políticos sociais a buscar a independência do Brasil.

"...Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta que não há ninguém que explique e ninguém que não entenda…"
Cecília Meireles – Romanceiro da Inconfidência

Dentre os filósofos do século XX, Jean-Paulo Sartre foi um dos que mais se destacou ao colocar o conceito de liberdade como central em seu pensamento. Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F), tendo a Filosofia de Sartre como parâmetro.
( ) Segundo Sartre, a má-fé é autocontraditória porque envolve a livre escolha de um indivíduo em acreditar que não é livre. ( ) Sartre argumenta que uma pessoa é, em última análise, livre para agir da maneira que escolher, não importa quais sejam suas inclinações pessoais ou como ela foi criada. ( ) De acordo com Sartre, a escolha em acreditar que não somos livres e que somos determinados por forças sobre as quais não temos controle é em si uma escolha livre. ( ) Embora diga que estamos “condenados a ser livres” e que podemos “transcender” nossa situação social ou pessoal, Sartre reconhece que nem sempre somos responsáveis pelo que fazemos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
A ética, a estética e a filosofia política são campos explorados pela reflexão filosófica. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.
I. Na medida em que a ética, a filosofia política e a estética levantam questões sobre julgamentos relativos ao valor, elas se referem à axiologia. II. A tentativa filosófica da ética de fornecer um padrão para avaliar leis, religiões, costumes e preferências individuais é, ela mesma, baseada nos valores pessoais de cada filósofo. III. Como justificativa utilitária (Filosofia Utilitarismo) para a pena de morte, a teoria da reforma utilitarista recomenda uma mudança na sociedade como um todo por meio da eliminação de indivíduos ameaçadores na comunidade. IV. De acordo com Sócrates e Platão, devemos agir virtuosamente pelo bem dos outros, independentemente do agir moralmente melhorar nossa capacidade de discernir o que é bom ou de controlar nossas paixões.

Assinale a alternativa correta.
Segundo Marcuse, a estética é uma experiência fundamental para o processo de libertar a consciência e o comportamento dos indivíduos. A arte torna-se uma “fantasia”, na qual o “aparente” desvela a verdade das coisas. Para Marcuse, a arte se manifesta diante das contradições internas e externas, buscando a contraposição com a representação da forma estética. Na expressão do próprio Marcuse:
“A separação da arte do processo da produção material deu-lhe a possibilidade de desmistificar a realidade reproduzida neste processo. A arte desafia o monopólio da realidade estabelecida em determinar o que é ‘real’ e fá-lo criando um mundo fictício que, no entanto, é ‘mais real que a própria realidade’.”
(Fonte: MARCUSE, H. A dimensão estética. Trad. Maria Elisabete Costa. Lisboa: Edições 70,1999; p.33).
Refletindo sobre o texto acima e a Teoria Estética de Marcuse em geral, assinale a alternativa correta.