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Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta.

Um dos pensadores mais influentes da filosofia contemporânea foi o francês Michel Foucault (1926-1984). Na década de 1960, conhecida como período da ______________, Foucault investigou a constituição dos saberes. Nessa época, foram publicados os livros: A história da loucura (1961), O nascimento da clínica (1963), As palavras e as coisas (1966) e Arqueologia do saber (1969). O interesse do filósofo era investigar o modo de existência dos _________________, sobretudo dos que se apresentavam como científicos, para alcançar a compreensão da maneira como se construiu o saber do século XX, em especial o que tomou como objeto o homem.

Habermas em sua obra Verdade e Justificação avalia uma possível analogia entre a correção de normas morais e a verdade de proposições descritivas. Leia as afirmações sobre a correção de normas morais e a verdade de proposições descritivas abaixo. I) Verdade é um conceito que transcende toda a justificação e que não pode ser identificado como assertibilidade idealmente justificada. II) O aspecto incondicional da verdade só pode ser explicado no contexto da ação e não no contexto do discurso. III) A correção moral é imanente à justificação. IV) Para a correção moral é impossível atribuir um aspecto incondicional, visto que o mundo social não é indisponível à ação. V) A analogia entre verdade e correção moral só pode ser feita para além do plano do discurso. Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmações CORRETAS de acordo com a posição de Habermas.
Sartre afirmou, no texto “Náusea”, que os humanistas estavam errados, no entanto ele escreve o texto “O existencialismo é um humanismo”. Sartre ataca em seu pensamento um tipo de humanismo que:
O final do século XX e o início do século XXI trouxeram uma série de preocupações ecológicas e, dentre elas, ganhou importância a defesa dos direitos dos animais. Muitos intelectuais, cientistas, artistas, formadores de opinião e pensadores em geral levantaram a bandeira contra os maus-tratos aos animais, problematizando práticas como os rodeios, as pescas predatórias, touradas, caçadas e a morte de animais em prol do comércio de casacos de pele.
Dentre essas muitas vozes, ecoou a voz de um filósofo australiano que condenou o abate dos animais até mesmo para o consumo humano. O nome desse filósofo é
Paulo Freire, exilado no Chile, lançou a obra Pedagogia do Oprimido. Dentre os diversos conceitos filosóficos utilizados pela obra, há um, em especial, que se refere à superação da opressão na direção da construção da liberdade.
O conceito que expressa essa luta em prol da humanização, da sociedade autenticamente livre, da superação da alienação, do combate à invasão cultural e da transformação da estrutura social é