Filtrar


Questões por página:

Considere as seguintes afirmativas em relação ao Código de Ética Médica. É VEDADO ao médico:


I. Deixar de autorizar, vetar, bem como modificar, quando na função de auditor ou de perito, procedimentos propedêuticos ou terapêuticos instituídos, bastando para tanto comunicar, por escrito, o fato ao médico assistente.

II. Ser perito ou auditor do próprio paciente, de pessoa de sua família ou de qualquer outra com a qual tenha relações capazes de influir em seu trabalho ou de empresa em que atue ou tenha atuado.

III. Atuar com absoluta isenção quando designado para servir como perito ou como auditor, bem como ultrapassar os limites de suas atribuições e de sua competência.

IV. Deixar de receber remuneração ou gratificação por valores vinculados à glosa ou ao sucesso da causa, quando na função de perito ou de auditor.

V. Intervir, quando em função de auditor, assistente técnico, ou perito, nos atos profissionais de outro médico, ou fazer qualquer apreciação em presença do examinado, reservando suas observações para o relatório.


Está correto o que se afirma APENAS em

A Resolução nº 1931/09 - CFM instituiu o Código de Ética Médica. Com base nos dispositivos do Código de Ética, analise as assertivas.


I. Um médico pode fazer a substituição da medicação de um paciente por outro medicamento similar, quando investido em função de chefia ou de auditoria ou em situação de indiscutível conveniência para o paciente.

II. É vedado ao médico exceder-se no número de visitas, consultas ou quaisquer outros procedimentos médicos.

III. Na hipótese de ficar comprovado, via atestado médico apresentado no processo, que o(a) autor(a) de uma demanda judicial foi paciente do perito, justifica-se a substituição do perito, uma vez que é vedado ao médico ser perito do próprio paciente.

IV. As disposições regimentais de hospitais poderão limitar a escolha, pelo médico, dos meios cientificamente reconhecidos a serem praticados para o estabelecimento do diagnóstico e da execução do tratamento, desde que em benefício do paciente.


Assinale a alternativa que indica apenas a(s) assertiva(s) CORRETA(S).

À luz das disposições da Resolução CFM n.º 2.183/2018, julgue o item subsecutivo, acerca de perícia médica.

É vedado ao médico que preste assistência ao trabalhador informar no atestado de saúde ocupacional a listagem dos exames complementares solicitados.

À luz das disposições da Resolução CFM n.º 2.183/2018, julgue o item subsecutivo, acerca de perícia médica.

Não cometeu infração ética o médico do trabalho que indeferiu na íntegra o termo do atestado de médico assistente em que é atestada a incapacidade laborativa do trabalhador, com necessidade de afastamento do trabalho por quinze dias.

À luz das disposições da Resolução CFM n.º 2.183/2018, julgue o item subsecutivo, acerca de perícia médica.

Durante perícia com fins de determinação de nexo causal entre os transtornos de saúde e as atividades de trabalhador, só é permitida a presença dos seguintes assistentes técnicos: o médico e o advogado.