Filtrar


Questões por página:
Assim como outras línguas, a estrutura gramatical da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) apresenta aspectos linguísticos e visuais fundamentais para seu uso. Acerca do assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(__)A LIBRAS possui fonemas como as línguas faladas, mas é composta também por parâmetros visuais e posicionais.
(__)A configuração de mão varia para representar conceitos e objetos.
(__)A posição da palma da mão (vertical, horizontal para cima ou para baixo) é irrisória no significado do sinal.
(__)Movimentos do nariz ajudam a reforçar significados, como dúvida ou surpresa.

A sequência está correta em:
A lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, também conhecida como a lei de LIBRAS, estabelece em seu artigo 4º, parágrafo único, que a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS – não pode substituir a forma escrita da língua portuguesa. No entanto, alguns pesquisadores da área têm promovido iniciativas para registrar, por escrito, os sinais utilizados no espaço. Esse esforço de escrita da língua de sinais é conhecido como:
Para formar um sinal são necessárias unidades mínimas: configuração de mãos, locação, movimento da mão, orientação, expressão facial/corporal. Segundo Quadros e Karnopp (2004), a identificação destas unidades mínimas é responsabilidade da:
O parâmetro correto na ideia de “adoção”, quando sinalizada em Libras, é:
Quando sinalizamos em Libras e o tema do discurso tem uma ênfase especial no início da frase, estamos nos referindo ao processo de: