Filtrar


Questões por página:

Segundo a teoria walloniana, o desenvolvimento se dá de forma descontínua e, a cada estágio de desenvolvimento infantil, há uma reformulação dos estágios. A respeito das principais características do estágio sensório-motor, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.



( ) Trata-se de uma fase de construção do sujeito em que a atividade cognitiva se acha indiferenciada da atividade afetiva.


( ) A criança desenvolve a inteligência prática e a capacidade de simbolizar.


( ) Período de intensa exploração do mundo físico em que predominam as relações cognitivas com o meio.

Considerando-se as diferentes abordagens e as metodologias de ensino na educação básica, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.



(1) Comportamentalista.


(2) Cognitivista.


(3) Sociocultural.


( ) A educação se dá de forma processual e em um contexto que deve necessariamente ser levado em consideração. O ser humano se constrói tomando consciência de sua historicidade.


( ) Ênfase em processos cognitivos, nas capacidades de integração de informações e processamento, separada dos problemas sociais contemporâneos, ainda que se perceba preocupação com relações sociais.


( ) É uma abordagem que tem uma clara orientação empirista, baseada na experiência. A escola tem papel de direcionar o comportamento humano às finalidades de caráter social.


( ) A função básica do professor consiste em criar condições ambientais favoráveis para realização de reforços positivos e negativos, possibilitando um aprendizado específico.

A metacognição como processo individual em resposta aos desafios do contexto educacional é uma realidade, mas não é valorizada como parte da constituição da autonomia e da criatividade do indivíduo nas situações de aprendizagem. Desenvolver o conceito de metacognição pressupõe um aluno como um sujeito ativo em sua aprendizagem, progredindo rumo à compreensão do que aprende e ao modo possível de realizar a aprendizagem. Diante do exposto, analise as afirmativas a dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) sobre o conceito e a utilização da metacognição.

( ) Para desenvolver a metacognição, as ações planejadas pelo professor devem minimizar a reflexão do indivíduo sobre o próprio processo de aprendizagem, permitindo elaborar estratégias diferenciadas conforme o grau de dificuldade dos desafios cotidianos.

( ) As estratégias metacognitivas devem abranger reações e atitudes sociais que encaminham o processo de aprendizagem, principalmente na forma como a informação será mantida.

( ) Metacognição é a capacidade de pensar o próprio processo de aprendizagem, estimulada por ações didáticas planejadas de forma a potencializar a reflexão e introspecção do indivíduo.

( ) No processo metacognitivo, os alunos realizam ações a partir de seus conhecimentos, envolvendo o pensar sobre seus saberes. Vão descobrindo meios, condições, de dominar e administrar os próprios saberes, como se tivessem um mediador interno inspecionando os próprios pensamentos.


Estão corretas as afirmativas:
Por meio da teoria Histórico-Cultural de Lev Semionovich Vygotsky adquirimos o conhecimento sobre o cérebro e a explicação da sua constituição como um sistema aberto, de grande plasticidade, podendo ser moldado ao longo da história da espécie e do desenvolvimento individual. A informação sobre a extensa possibilidade de realização humana favorece as decisões, ideias, sobre a elaboração de projetos educativos e projetos de extensão porque. Diante do exposto, assinale a alternativa correta.
Nos estudos sobre o desenvolvimento da inteligência Jean Piaget contribuiu com a compreensão da importância das trocas intelectuais apresentado por meio dos estágios do desenvolvimento cognitivo. Estes estudos mostram as diferenças qualitativas das operações mentais em cada estágio e a forma como o indivíduo apresenta o grau de consciência das regras da correspondência mútua. No estágio operatório (idade a partir dos 12 anos) o equilíbrio do processo de aceitar as contribuições dos outros preservando a própria autonomia configura na personalidade. Assinale a alternativa incorreta sobre personalidade na perpectiva de Piaget (1973, p.245). (Piaget, J. Éudes Sociologiques. Genebra – Paris, Droz – Em português Estudos Sociológicos. Rio de Janeiro, Forense,1973).