Filtrar
759 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 152
Questões por página:
Segundo a teoria walloniana, o desenvolvimento se dá de forma descontínua e, a cada estágio de desenvolvimento infantil, há uma reformulação dos estágios. A respeito das principais características do estágio sensório-motor, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.
( ) Trata-se de uma fase de construção do sujeito em que a atividade cognitiva se acha indiferenciada da atividade afetiva.
( ) A criança desenvolve a inteligência prática e a capacidade de simbolizar.
( ) Período de intensa exploração do mundo físico em que predominam as relações cognitivas com o meio.
Considerando-se as diferentes abordagens e as metodologias de ensino na educação básica, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.
(1) Comportamentalista.
(2) Cognitivista.
(3) Sociocultural.
( ) A educação se dá de forma processual e em um contexto que deve necessariamente ser levado em consideração. O ser humano se constrói tomando consciência de sua historicidade.
( ) Ênfase em processos cognitivos, nas capacidades de integração de informações e processamento, separada dos problemas sociais contemporâneos, ainda que se perceba preocupação com relações sociais.
( ) É uma abordagem que tem uma clara orientação empirista, baseada na experiência. A escola tem papel de direcionar o comportamento humano às finalidades de caráter social.
( ) A função básica do professor consiste em criar condições ambientais favoráveis para realização de reforços positivos e negativos, possibilitando um aprendizado específico.
( ) Para desenvolver a metacognição, as ações planejadas pelo professor devem minimizar a reflexão do indivíduo sobre o próprio processo de aprendizagem, permitindo elaborar estratégias diferenciadas conforme o grau de dificuldade dos desafios cotidianos.
( ) As estratégias metacognitivas devem abranger reações e atitudes sociais que encaminham o processo de aprendizagem, principalmente na forma como a informação será mantida.
( ) Metacognição é a capacidade de pensar o próprio processo de aprendizagem, estimulada por ações didáticas planejadas de forma a potencializar a reflexão e introspecção do indivíduo.
( ) No processo metacognitivo, os alunos realizam ações a partir de seus conhecimentos, envolvendo o pensar sobre seus saberes. Vão descobrindo meios, condições, de dominar e administrar os próprios saberes, como se tivessem um mediador interno inspecionando os próprios pensamentos.
Estão corretas as afirmativas: