Filtrar
726 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 146
Questões por página:
Questões por página:
Disciplina:
Pedagogia
Considere o fragmento a seguir.
Marcos: Jogam cinco jogadores de cada lado.
Luan: Ei tia, o reserva serve para substituir se alguém machucar ou tiver cansado!
Gustavo: O basquete tem quatro tempos de 10 minutos, no total 40 minutos.
Paulo: Ah tia, no futebol é 45 minutos para cada, né? No basquete a gente não marca gol, marca ponto. Ei tia, a diferença do futebol para o basquete é que no futebol tem que ter o goleiro e no basquete não! O lance livre é igual a falta no futebol. O basquete passa menos na TV que o futebol.
Paulo iniciou uma série de comentários, relacionando o basquete ao futebol. Convicto de seu posicionamento, o aluno deixou muito clara sua preferência pelo futebol. Entretanto, a partir das nossas aulas, Paulo ampliou seu olhar sobre o basquete, demonstrando mais interesse por essa prática. Com base no discurso do aluno quanto à limitada apresentação do basquete na TV (comparado ao futebol), adensamos a discussão, refletindo sobre a relação entre mídia e esporte e os interesses que envolvem essa relação.
(CASTRO NETA, A. A. A.; et al. “O currículo cultural da Educação Física e os significados das práticas corporais: análise de uma prática pedagógica”. Pensar a Prática,2020, v.23: e55046. p.13)
A mudança identificada na compreensão de Paulo pode ser atribuída às situações didáticas de
Marcos: Jogam cinco jogadores de cada lado.
Luan: Ei tia, o reserva serve para substituir se alguém machucar ou tiver cansado!
Gustavo: O basquete tem quatro tempos de 10 minutos, no total 40 minutos.
Paulo: Ah tia, no futebol é 45 minutos para cada, né? No basquete a gente não marca gol, marca ponto. Ei tia, a diferença do futebol para o basquete é que no futebol tem que ter o goleiro e no basquete não! O lance livre é igual a falta no futebol. O basquete passa menos na TV que o futebol.
Paulo iniciou uma série de comentários, relacionando o basquete ao futebol. Convicto de seu posicionamento, o aluno deixou muito clara sua preferência pelo futebol. Entretanto, a partir das nossas aulas, Paulo ampliou seu olhar sobre o basquete, demonstrando mais interesse por essa prática. Com base no discurso do aluno quanto à limitada apresentação do basquete na TV (comparado ao futebol), adensamos a discussão, refletindo sobre a relação entre mídia e esporte e os interesses que envolvem essa relação.
(CASTRO NETA, A. A. A.; et al. “O currículo cultural da Educação Física e os significados das práticas corporais: análise de uma prática pedagógica”. Pensar a Prática,2020, v.23: e55046. p.13)
A mudança identificada na compreensão de Paulo pode ser atribuída às situações didáticas de
Concurso:
Prefeitura de Guaíra - PR
Disciplina:
Pedagogia
_______________________________é comunicação verbal feita ao final de toda a avaliação, em que o terapeuta relata aos pais e ao paciente os resultados obtidos ao longo do diagnóstico. É uma análise da problemática, seguida de sínteses integradoras, que devem ser repetidas sempre que sejam acrescentadas novas informações, e de algum modo se rearrumando a situação no sentido da diminuição das resistências.
A lacuna acima é corretamente preenchida por:
A lacuna acima é corretamente preenchida por:
Concurso:
Prefeitura de Guaíra - PR
Disciplina:
Pedagogia
Jorge Visca (1987), propõe que a organização das etapas do trabalho do psicopedagogo inicie com a Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem (EOCA), que consiste em:
Concurso:
Prefeitura de Guaíra - PR
Disciplina:
Pedagogia
Na atuação profissional, o psicopedagogo tem como um de seus objetivos a identificação e solução dos problemas de aprendizagem. Sendo assim, a organização do seu trabalho é constituída de etapas, sendo que o levantamento do segundo sistema de hipóteses e linhas de investigação e, formulação do terceiro sistema de hipótese, constituem às etapas, respectivamente:
Concurso:
Prefeitura de Guaíra - PR
Disciplina:
Pedagogia
A atuação do psicopedagogo clínico visa o trabalho para a cura, por isso se diz que a psicopedagogia clínica trabalha de forma terapêutica e sua avaliação e intervenção é realizada de forma: