Filtrar
4 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 1
Questões por página:
Em 1980, para resumir sua visão das relações entre os Estados Unidos e a União Soviética, Ronald Reagan proferiu esta fórmula: “Nós ganhamos; eles perdem”. Doze anos depois, seu sucessor imediato na Casa Branca, George Bush, felicitava-se pelo caminho percorrido: “Um mundo outrora dividido entre dois campos armados reconhece que existe apenas uma superpotência preeminente: os Estados Unidos da América.” Esse foi o fim oficial da Guerra Fria. Esse período acabou agora. Sua sentença de morte soou no dia em que a Rússia se cansou de “perder” e na medida em que seu rebaixamento programado nunca tocará o fundo, com cada um de seus vizinhos se vendo um de cada vez atraído – ou subornado – para uma aliança econômica e militar dirigida contra ela. “Os aviões da Otan patrulham os céus acima do Báltico, nós reforçamos nossa presença na Polônia.”
HALIMI, Serge. A nova Guerra Fria. Jornal Le Monde Diplomatique/Brasil. São Paulo, p.13, set.2014.
Neste contexto, para o presidente dos EUA, a nova Guerra Fria será diferente da antiga.
Uma das razões dessa diferença é que, contrariamente à ex-URSS, a Rússia não está dirigindo, de forma sistêmica, nenhum bloco de nações; portanto, ela se apresenta sem
A França vem enfrentando problemas sociais internos que repercutem na imagem do País no exterior. Ainda que não interfiram diretamente nas relações internacionais francesas, episódios de violência ocorridos na periferia de Paris, como aquele registrado na foto acima, colocam o País em evidência. Esses episódios de conflitos violentos estão fortemente vinculados aos protestos e reivindicações do segmento social dos(as):
O atual contexto mundial tem presenciado a ocorrência de diversos conflitos regionais. Muitos destes conflitos chegam a alcançar repercussão global, motivando intervenções militares de tropas de diferentes países, sobretudo das grandes potências político-militares do planeta, a exemplo dos Estados Unidos da América que procuram demonstrar ao mundo seu poder através de sua capacidade bélica. Em relação a estes conflitos do recente cenário mundial, assinale a alternativa verdadeira.