Questões de Concurso
Filtrar
249 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 50
Questões por página:
Questões por página:
Uma trajetória de estudos e de experiências definem as habilidades e as competências que nos qualificam profissionalmente a desenvolver uma tarefa específica ou a desempenhar um trabalho com destaque. Este conjunto de conhecimentos auxiliam a desempenhar, por exemplo, a preparação e coordenação de reuniões ou conhecer formas de como planejar ou acompanhar um processo avaliativo. Um caminho para manter-se atualizado e dar continuidade à eficiência profissional será continuamente observar as mudanças na própria área de atuação e aprimorar os próprios conhecimentos. Em relação ao desenvolvimento e ampliação das boas habilidades e de competências profissionais de acordo com o enunciado acima, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Saber suas prioridades e ter metas inteligíveis à sua formação para que seja contínua.
( ) Acompanhar as orientações da sua área profissional e usar a tecnologia para expandir os seus conhecimentos para atender as capacidades requisitadas.
( ) Manter sempre os mesmos estudos e experiências e dar valor para o esforço que deu origem ao seu desenvolvimento.
( ) Investir na inteligência emocional. Aperfeiçoar a capacidade de se conhecer e conhecer o outro. Entender, detectar e gerenciar as próprias emoções e as emoções dos outros.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
( ) Saber suas prioridades e ter metas inteligíveis à sua formação para que seja contínua.
( ) Acompanhar as orientações da sua área profissional e usar a tecnologia para expandir os seus conhecimentos para atender as capacidades requisitadas.
( ) Manter sempre os mesmos estudos e experiências e dar valor para o esforço que deu origem ao seu desenvolvimento.
( ) Investir na inteligência emocional. Aperfeiçoar a capacidade de se conhecer e conhecer o outro. Entender, detectar e gerenciar as próprias emoções e as emoções dos outros.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Concurso:
Prefeitura de Cerquilho - SP
Disciplina:
Pedagogia
A escola de qualidade social adota como centralidade _____________ e ____________.
Marque a alternativa que preenche de forma correta as lacunas acima.
Marque a alternativa que preenche de forma correta as lacunas acima.
Concurso:
Prefeitura de Governador Lindenberg - ES
Disciplina:
Pedagogia
Analise as informações seguintes:
I. “Nessa corrente predomina o método científico, visando à experimentação cientifica. O homem é o produto do meio ambiente e deve ser orientado no sentido de exercer o sentido pleno sobre a natureza. A educação e o ensino devem enfatizar o conhecimento do mundo exterior, de serem orientados dentro de um processo de transmissão de cultura de geração em geração, visando adequar o indivíduo para o convívio coletivo, em sociedades civilizadas”. II. “É uma proposta de educação centrada no professor cuja função define-se por vigiar os alunos, aconselhá-los, ensinar a matéria e corrigi-la. A metodologia decorrente de tal concepção tem como princípio a transmissão dos conhecimentos através da aula do professor, frequentemente expositiva, numa sequência predeterminada e fixa, enfatiza a repetição de exercícios com exigências de memorização”.
As informações I e II contêm elementos que caracterizam correta e respectivamente:
I. “Nessa corrente predomina o método científico, visando à experimentação cientifica. O homem é o produto do meio ambiente e deve ser orientado no sentido de exercer o sentido pleno sobre a natureza. A educação e o ensino devem enfatizar o conhecimento do mundo exterior, de serem orientados dentro de um processo de transmissão de cultura de geração em geração, visando adequar o indivíduo para o convívio coletivo, em sociedades civilizadas”. II. “É uma proposta de educação centrada no professor cuja função define-se por vigiar os alunos, aconselhá-los, ensinar a matéria e corrigi-la. A metodologia decorrente de tal concepção tem como princípio a transmissão dos conhecimentos através da aula do professor, frequentemente expositiva, numa sequência predeterminada e fixa, enfatiza a repetição de exercícios com exigências de memorização”.
As informações I e II contêm elementos que caracterizam correta e respectivamente:
Concurso:
Prefeitura de Governador Lindenberg - ES
Disciplina:
Pedagogia
Analise os textos seguintes. Após análise, marque os que se afinam no sentido contextual e que podem ser relacionados aos “Fundamentos da Educação” com melhor propriedade.
I. A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. II. A avaliação processual faz parte da educação no amplo trabalho do planejamento escolar. Assim sendo, o professor deve ser bem cauteloso nos seus propósitos educativos. III. Para que eu possa defender a boa educação no Brasil, pensando na real importância da formação humana, sempre me pergunto: “onde são aplicados os suados impostos que os cidadãos de bem, os brasileiros, têm pago sobre tudo que consomem, como estes impostos são aplicados”. Onde estão os guardiões da Constituição Federal Brasileira? Por que tanto descaso para com a educação neste país? IV. A Educação deve proporcionar ao educando meios necessários para entender o mundo em que se vive e o momento histórico em que está situado e fornecer-lhes armas para poder defender–se de influências nocivas para a sua vida e a da comunidade a que pertence, isto especialmente em uma época em que os meio de comunicação, em particular a maioria maciça de televisivos, tendem a tratá-lo como um ser passivo e manipulável.
I. A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. II. A avaliação processual faz parte da educação no amplo trabalho do planejamento escolar. Assim sendo, o professor deve ser bem cauteloso nos seus propósitos educativos. III. Para que eu possa defender a boa educação no Brasil, pensando na real importância da formação humana, sempre me pergunto: “onde são aplicados os suados impostos que os cidadãos de bem, os brasileiros, têm pago sobre tudo que consomem, como estes impostos são aplicados”. Onde estão os guardiões da Constituição Federal Brasileira? Por que tanto descaso para com a educação neste país? IV. A Educação deve proporcionar ao educando meios necessários para entender o mundo em que se vive e o momento histórico em que está situado e fornecer-lhes armas para poder defender–se de influências nocivas para a sua vida e a da comunidade a que pertence, isto especialmente em uma época em que os meio de comunicação, em particular a maioria maciça de televisivos, tendem a tratá-lo como um ser passivo e manipulável.
Disciplinar o aluno é fazer com que ele também perceba o seu lugar social. A disposição cartográfica de uma sala de aula, seja ela qual for, é sempre uma disposição estratégica para que o professor possa dominar os alunos, pois nesta concepção de escola o aprendizado só pode acontecer sob domínio. Para dizer de outra forma, uma sala de aula nunca é caótica, há sempre uma ordem implícita que, se visa possibilitar a ação pedagógica, traz também a marca do exercício do poder, que deve ser sofrido e introjetado pelo aluno.
ALVES, N. LEITE, R. (Org.) O sentido da escola. Rio de Janeiro: DP&A,2002, p.24.
Uma das práticas educacionais que viabilizam a introjeção do poder disciplinar consiste
ALVES, N. LEITE, R. (Org.) O sentido da escola. Rio de Janeiro: DP&A,2002, p.24.
Uma das práticas educacionais que viabilizam a introjeção do poder disciplinar consiste