Filtrar


Questões por página:
A escola como espaço sociocultural significa compreendê-la na ótica da cultura, sob um olhar mais denso, que leva em conta a dimensão do dinamismo, do fazer-se cotidiano, resgatando o papel dos sujeitos na trama social que a constitui enquanto instituição. Em relação à escola, avalie as afirmativas a seguir:
I. A escola é vista como uma instituição única, com os mesmos sentidos e objetivos, tendo como função garantir a todos o acesso ao conjunto socialmente acumulado pela sociedade. II. A escola é um espaço de formação ampla do aluno, que aprofunda o seu processo de humanização, aprimorando as dimensões e habilidades que fazem de cada um de nós seres humanos. III. A escola é um espaço de encontros entre iguais, possibilitando a convivência com a diferença, de uma forma qualitativamente distinta da família e, principalmente, do trabalho.
Estão CORRETAS as afirmativas:
No entendimento de Antônio Nóvoa: “[...] nós não educamos apenas para uma comunidade, educamos para as comunidades todas”. Para o autor, educar é abrir os caminhos, fronteiras e levar a criança a conhecer tudo ao seu redor. Nesse sentido, é incorreto afirmar que
De acordo com Cesar Coll, além do comprometimento dos professores, uma escola de qualidade deve ter como características:
I. Apoio da administração escolar; II. Sistema de avaliação classificatório; III. Currículo em cada escola de acordo com suas características e valores IV. Formação permanente vinculada às necessidades da escola V. Fazer reuniões apenas com os pais, cujos filhos estiverem com notas inferiores à média
Assinale a alternativa que aponta corretamente tais características:
Julio Groppa Aquino afirma que “a disciplina escolar remete às ______________, esboçadas a partir ____________________ característicos das relações escolares, os quais balizam _________________________________sobre o que fazemos no dia a dia”.
(Concurso Milagres/2018) O contexto atual requer uma compreensão ampla e plural do direito à diferença e a necessidade de respeito às diferentes manifestações culturais, para tanto, cabe à escola: I – entender a construção dos espaços de dominação e contestação da cultura e abrir espaços para que os grupos excluídos do currículo escolar tenham condições de se articular contra qualquer tipo de exploração e opressão. II – criar condições para o debate de heterogeneidade cultural e valorização das diferenças. III – reconhecer e respeitar as diferenças enquanto arquétipos de emancipação humana, com práticas de autonomia, respeito e liberdade do outro. IV – possibilitar a interação entre os alunos e as diferentes culturas, sem que eles percam o vínculo e a valorização de sua cultura de origem, de modo que estes alunos possam desenvolver a crítica e autocrítica às diferentes manifestações culturais.