Questões de Concurso
Filtrar
191 Questões de concurso encontradas
Página 11 de 39
Questões por página:
Leia o trecho a seguir:
A concepção de ______________ é uma noção historicamente construída e consequentemente vem mudando ao longo dos tempos, não se apresentando de forma _________________ nem mesmo no interior de uma mesma ________________ e época. Assim é possível que, por exemplo, em uma mesma cidade existam diferentes maneiras de se considerar as crianças pequenas dependendo da __________________ a qual pertencem, do grupo étnico do qual fazem parte. Boa parte das crianças pequenas brasileiras enfrentam um cotidiano bastante ____________ que as conduz desde muito cedo a precárias condições de vida e ao trabalho infantil, ao abuso e exploração por parte de adultos. Outras crianças são protegidas de todas as maneiras, recebendo de suas famílias e da sociedade em geral todos os cuidados necessários ao seu desenvolvimento. Essa dualidade revela a ______________ e conflito de uma sociedade que não resolveu ainda as grandes desigualdades sociais presentes no cotidiano.
Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf
Acesso: 25 dez.2018.
Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas:
I. Criar, organizar e extinguir, em sua sede, cursos e programas de educação superior previstos na Lei n.º 9.364/1996 (LDB), obedecendo às normas gerais da União e, quando for o caso, do respectivo sistema de ensino.
II. Submeter alterações de currículos dos seus cursos e programas ao Conselho Nacional de Educação (CNE).
III. Aprovar e executar planos, programas e projetos de investimentos referentes a obras, serviços e aquisições em geral, bem como administrar rendimentos conforme dispositivos institucionais.
IV. Receber subvenções, doações, heranças, legados e cooperação financeira resultante de convênios estabelecidos somente com entidades públicas.
São atribuições:
Considerando a realidade do Ensino Médio e do Ensino Superior no Brasil, julgue o item.
Entre as possíveis explicações para a taxa de insucesso na 1.ª série do Ensino Médio, pode-se mencionar a dificuldade de transição entre o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, bem como a necessidade de planejamento e organização dos estudantes, que necessitam conhecer a Formação Geral Básica, os Itinerários Formativos e as diversas formas de oferta da Educação Profissional Tecnológica.