Questões de Concurso
Filtrar
191 Questões de concurso encontradas
Página 21 de 39
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Sapezal - MT
Disciplina:
Pedagogia
Dos escritos produzidos por Max Weber (1864-1920), pode-se deduzir grandes reflexões sobre a educação e de como ela se dá, ainda hoje, em um mundo capitalista. Nas sociedades baseadas na racionalização da vida social, há uma crescente burocratização da administração pública e das corporações capitalistas. Todas as atividades humanas são transformadas em atividades especializadas. Nessas sociedades, a educação tem como função:
Leia o fragmento a seguir.:
“[...] ampliação do espaço de decisão, voltado para o fortalecimento da escola como organização social comprometida reciprocamente com a sociedade, tendo como objetivo a melhoria da qualidade de ensino”.
Assinale a opção que indica o conceito apresentado no fragmento.
“[...] ampliação do espaço de decisão, voltado para o fortalecimento da escola como organização social comprometida reciprocamente com a sociedade, tendo como objetivo a melhoria da qualidade de ensino”.
Assinale a opção que indica o conceito apresentado no fragmento.
Relacione os nomes dos pensadores clássicos com suas respectivas definições de educação.
1. Émile Durkheim
2. Max Weber
3. Karl Marx
( ) A educação é um elemento de manutenção da hierarquia social, de dominação da burguesia sobre o proletariado.
( ) A consolidação da solidariedade orgânica da sociedade passa pela difusão de uma educação secular e científica.
( ) A educação é fator de seleção e de estratificação social.
Assinale a opção que indica a sequência correta, de cima para baixo.
1. Émile Durkheim
2. Max Weber
3. Karl Marx
( ) A educação é um elemento de manutenção da hierarquia social, de dominação da burguesia sobre o proletariado.
( ) A consolidação da solidariedade orgânica da sociedade passa pela difusão de uma educação secular e científica.
( ) A educação é fator de seleção e de estratificação social.
Assinale a opção que indica a sequência correta, de cima para baixo.
As alternativas a seguir indicam aspectos do conceito de Violência Simbólica de Pierre Bourdieu, à exceção de uma. Assinale-a.
Leia com atenção o trecho a seguir.
“Ao tentar manter ausente a cultura dos currículos ou renegá-la a espaços periféricos como festas e ou aos tempos da Educação Infantil, o sistema escolar público adere e colabora com os brutais processos históricos de manter ausentes os setores populares como produtores de conhecimentos, valores, culturas, modos de pensar o real e de pensar-se”
(ARROYO,2011, p.345)
Nessa perspectiva, considerando que os currículos são produtores de sujeitos dotados de classe, etnia e gênero, o papel da escola frente à possibilidade de incluir todos no currículo deve ser o de