Filtrar


Questões por página:
Relacione os nomes dos pensadores clássicos com suas respectivas definições de educação.

1. Émile Durkheim
2. Max Weber
3. Karl Marx

( ) A educação é um elemento de manutenção da hierarquia social, de dominação da burguesia sobre o proletariado.
( ) A consolidação da solidariedade orgânica da sociedade passa pela difusão de uma educação secular e científica.
( ) A educação é fator de seleção e de estratificação social.

Assinale a opção que indica a sequência correta, de cima para baixo.
As alternativas a seguir indicam aspectos do conceito de Violência Simbólica de Pierre Bourdieu, à exceção de uma. Assinale-a.

Leia com atenção o trecho a seguir.


“Ao tentar manter ausente a cultura dos currículos ou renegá-la a espaços periféricos como festas e ou aos tempos da Educação Infantil, o sistema escolar público adere e colabora com os brutais processos históricos de manter ausentes os setores populares como produtores de conhecimentos, valores, culturas, modos de pensar o real e de pensar-se”

(ARROYO,2011, p.345)


Nessa perspectiva, considerando que os currículos são produtores de sujeitos dotados de classe, etnia e gênero, o papel da escola frente à possibilidade de incluir todos no currículo deve ser o de

Algumas características podem ser identificadas na educação a partir da década de 80, como por exemplo, o redimensionamento da função da educação-modificação de conteúdos e métodos de ensino pelas funções instrumentais e utilitárias, o reordenamento da administração/gestão educacional-efetivação da produtividade, o uso de estratégias e mecanismos de centralização da definição de políticas e da avaliação dos resultados. Enfim, a educação, em especial no ambiente escolar, não é mais algo reconhecido como voluntariado e benevolente, mas sim como uma instituição obrigatória e necessária para:
Como processo de investigação das questões relacionadas à sociologia da educação três grandes pesquisas foram realizadas com o objetivo de um melhor entendimento das relações que se estabelecem entre escola e a sociedade.

A primeira geração de estudos, de base na mobilidade social, obteve conclusões pessimistas quanto à capacidade da escola de reverter as desigualdades socioeconômicas dos alunos, oriundas de suas famílias. Contrapondo‐se a esta, uma segunda geração buscou o efeito das oportunidades escolares, através do desempenho escolar, para demonstrar que a “escola faz diferença", podendo alcançar maior eficácia e equidade de resultados.

Conjugando a sociologia urbana e a sociologia da educação, surge uma terceira geração para ampliar além da família e da escola, a organização social do território e seus possíveis efeitos sobre as oportunidades educacionais.

Relacione as três gerações de estudos com os fatores a ela associados:

1. Primeira geração de estudos sobre desigualdades educacionais:

2. Segunda geração de estudos sobre desigualdades educacionais:

3. Terceira geração de estudos sobre desigualdades educacionais:

( ) a escola, através de suas práticas pedagógicas e sua organização curricular, é responsável pelo sucesso ou fracasso dos alunos.

( ) as desigualdades educacionais são decorrentes da origem socioeconômica do aluno.

( ) equidade e eficácia escolar são articulados como uma necessidade em busca de uma educação de qualidade.

Assinale a alternativa que mostra a relação correta, de cima para baixo.