Filtrar

Cargo:

Escolaridade:

Ano:

Banca Organizadora:

Instituição:

Modalidade:

Disciplina:

Assunto:

Aspectos Sociológicos da Educação

Questões por página:
Questão Anulada
De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na prática da gestão escolar e pedagógica, “a dupla composta por diretor e coordenador pedagógico, que aqui vamos chamar de dupla gestora, em cooperação, promove a dinâmica de trabalho na escola, gera oportunidades para que as melhores práticas sejam exercidas e atua como guardiã das ações que visam às aprendizagens e ao desenvolvimento de todas as crianças e jovens participantes da comunidade escolar” (Brasil,2018, p.59-63).
Considerando o texto, analise as proposições sobre a colaboração da direção e da coordenação pedagógica na cooperação para oportunizar as melhores práticas:
I- O histórico da comunidade é considerado no projeto político-pedagógico da escola. II- Os alunos apresentam à dupla gestora a realidade de suas comunidades de pertencimento para somar aos planejamentos e avaliações dos processos de ensino e aprendizagem. III- Os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital são valorizados para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
Sobre a colaboração para as melhores práticas junto aos participantes da comunidade escolar, é CORRETO o que se afirma em:
O Art.37 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional trata da educação de jovens e adultos como sendo aquela “destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no Ensino Fundamental e Médio na idade própria”. Tal concepção da educação de jovens e adultos é entendida a partir de três funções transformadoras com o alargamento do dever do Estado. Assinale a alternativa que contém a explicação CORRETA quanto às funções reparadora, equalizadora e qualificadora.
Leia o depoimento de um estudante do 2° ano, no texto abaixo, sobre a noção de racismo.

“ Por incrível que pareça, a questão do racismo, preconceito e discriminação não é tão comum. Isso acontece, mas (sic) infelizmente ainda existem muitas pessoas com esse Defeito, às vezes nós mesmos temos essa reação, mas quando nos damos conta já passou e nem nos preocupamos em rever o erro que cometeu e simplesmente deixa prá lá, ” (J.PARDA, apud BONFIM, BOAKARI, ARAÚJO,2013, p.200).

A análise do depoimento conduz à seguinte conclusão:
Os estudantes do ensino fundamental precisam estudar a cultura afro-brasileira como via de valorização da pessoa humana. Observe as asserções a seguir e analise a relação entre elas.

I- O racismo é um obstáculo à garantia do direito humano à educação.

PORQUE

II- O racismo restringe as condições e as oportunidades para que a população negra viva em igualdade de direitos com os demais na sociedade brasileira.

A respeito dessas asserções, analise a opção CORRETA:
A educação do século XXI de alguma forma tem compromisso com a transformação da práxis social e os profissionais de ensino se tornam co-responsáveis na produção dos conhecimentos necessários à sociedade em constante mudança, comprometida com a valorização da vida e com o equilíbrio do planeta. Avalie a veracidade das proposições abaixo transcritas, com relação às metodologias que podem ser adotadas e assinale (V) para verdadeiras e (F) para as falsas:

( ) A aprendizagem baseada em problemas estimula a competitividade entre os alunos e não favorecem o trabalho em equipe.
( ) A aprendizagem baseada em problemas é uma estratégia em que o estudante assume o papel de agente e principal responsável pelo seu aprendizado.
( ) O aprendizado que fica apenas no nível da memorização tem pouco valor para a vida social e profissional.
( ) Ao estabelecer a dinâmica da aprendizagem baseada em problemas o professor assume obrigatoriamente a condição de fornecedor de conhecimentos.

A sequência CORRETA é: