Filtrar


Questões por página:
O assédio moral é considerado uma das formas de violência no trabalho que se configura por “condutas abusivas, intencionais, frequentes e repetidas, que ocorrem no meio ambiente laboral, cuja causalidade se relaciona com as formas de organizar o trabalho e a cultura organizacional, que visa humilhar e desqualificar um indivíduo ou um grupo, degradando as suas condições de trabalho, atingindo a sua dignidade e colocando em risco a sua integridade pessoal e profissional” (HELOANI & BARRETO apud TOLFO et al.,2020, p.341).
Sobre o assédio moral no trabalho, considere as afirmativas abaixo:
I - Os aspectos definidores do assédio moral no trabalho são o caráter processual, a presença de atos sociais negativos e o desequilíbrio de poder.
II - São características complementares a definição do assédio moral no trabalho: a intencionalidade, a recusa às diferenças e a direcionalidade.
III - O assédio moral no trabalho traz consequências para o indivíduo assediado, para a organização e para a sociedade.
Está CORRETO o que se afirma em
Sobre o assédio moral, Soball (2017) afirma que:
“Reservamos o termo assédio moral para descrever situações extremas de violência psicológica no trabalho, de natureza processual, pessoalizada, mal-intencionada e agressiva. Entendemos que o assédio moral se configura como um conjunto articulado de armadilhas preparadas, premeditadas, repetitivas e prolongadas. Os comportamentos hostis ocorrem repetidas vezes e por um período de tempo estendido. Sua prática é permeada de intencionalidade no sentido de querer prejudicar, anular ou excluir um ou alguns alvos escolhidos.” (SOBOLL, L. A. (org.). Intervenções em assédio moral e organizacional. São Paulo: LTr, 2017).
De acordo com a autora, os elementos essenciais para que a conduta seja identificada como assédio moral são, EXCETO:
Soball (2017) afirma que o assédio moral é uma situação cotidiana no mundo do trabalho desde os primórdios da sociedade. Por vezes, esse conceito pode ser conhecido como mobbing e bullying.
Analise as seguintes afirmativas:
I. O mobbing é utilizado para indicar agressões de um grupo contra pessoas ou uma única pessoa, Já o bullying são relações agressivas repetitivas e regulares, tipicamente entre pessoas com clara desigualdade de poder.
II. O bullying é identificado a partir da avaliação do comportamento do agressor. Já o mobbing é caracterizado pela avaliação da vítima.
III. O ponto intrínseco entre os conceitos de mobbing e bullying se refere apenas ao comportamento agressivo, independentemente de sua durabilidade e repetição.
IV. De forma geral, mobbing e bullying centralizam sua importância nos efeitos negativos da violência física para quem a vivencia.
V. Nos casos de agressões direcionadas para um grande número de pessoas, todas podem ser consideradas vítimas de bullying.
São VERDADEIRAS apenas as afirmativas:
mostrar texto associado

Tendo o caso acima como referência, julgue o item que se segue.


Na situação relatada, existe assédio na atuação do gestor.

Dada a sua complexidade, a abordagem do fenômeno social do mobbing requer um enfoque multidisciplinar, tanto em sua conceituação como na intervenção. A intervenção pode se concretizar em dois campos: