Filtrar


Questões por página:
“Tradicional ferramenta produzida pela assessoria de imprensa; tornou-se um importante material de divulgação das instituições. É escrito com critérios e linguagem essencialmente jornalísticos. Na maioria das vezes é direcionado aos veículos de comunicação como sugestão de pauta.” Trata-se da seguinte ferramenta jornalística:
Sobre a relação do assessor de imprensa e o gestor de uma instituição assessorada, em entrevistas com veículos de comunicação, analise as afirmativas a seguir.
I. O assessor é o responsável pelos contatos e a organização de todos os detalhes para a realização de entrevistas com a imprensa, mas, na hora de responder às questões dos repórteres, é o assessorado quem deve ter autonomia e iniciativa para atender os jornalistas, mesmo diante de perguntas mais embaraçosas. II. O assessorado deve ir para a entrevista com um discurso preparado. Deve fazer notas breves, que sirvam como um roteiro, para auxiliá-lo na condução das respostas. A entrevista deve ter um tom de declamação, para persuadir a imprensa. III. O jornalista de A.I. (Assessoria de Imprensa) deve instruir seu assessorado sobre como tratar a imprensa e como se portar durante as entrevistas. As orientações devem incluir desde normas de procedimento moral até dicas de como se comportar diante de um microfone. IV. Nas entrevistas coletivas, nunca é indicada a distribuição de brindes para os jornalistas, já que podem se sentir comprados e isso influenciar negativamente na divulgação das informações.
Estão corretas as afirmativas
Enquanto alguns falam na “morte do release”, outros acham que descartá-lo é um erro, na medida em que é uma ferramenta que continua com aderência nas mídias brasileiras Sobre o objetivo central do release, assinale a afirmativa correta.
Após elaborar o release e enviá-lo, se algum jornalista se interessar pela pauta, realizar uma apuração complementar, e resolver publicar a notícia em algum veículo, a assessoria de imprensa deve cuidar do monitoramento de resultados por meio do
Sobre a complexidade da comunicação organizacional, analise as afirmativas a seguir.
I. A expressão “público Interno” mascara a existência de públicos internos com diferentes níveis socioeconômicos e educacionais em uma mesma organização e que não serão atingidos da mesma maneira por um único house organ. II. No trato com a imprensa, a complexidade se restringe à preparação de materiais com formatos específicos para meios impressos, audiovisuais e digitais, resguardando a exclusividade quando solicitada. III. A existência de públicos múltiplos exige que suas características sejam simplificadas de modo a agrupá-los em público interno, externo e misto e assim planejar a comunicação de modo personalizado.
Está correto o que se afirma em