Filtrar


Questões por página:
O assistente social que, em seu atendimento, promove o processo reflexivo, criando condições para que o usuário elabore, de forma consciente e crítica, sua própria concepção de mundo, num movimento de buscar respostas para suas necessidades, está desenvolvendo uma ação:
O assistente social, além de possuir conhecimento técnico para atuar em diferentes espaços, também é um profissional capacitado para atuar na gestão, principalmente das políticas sociais, como saúde, educação, assistência social, previdência, habitação, dentre outros. Para tal, o profissional precisa conhecer e se utilizar de instrumentos de gestão. Sobre os instrumentos de gestão, analise as afirmativas a seguir.
I. O programa trata-se de um instrumento técnico-administrativo de execução de empreendimentos específicos, direcionados para as mais variadas atividades interventivas e de pesquisa no espaço público e no espaço privado.
II. A assessoria e a consultoria estão intrinsecamente ligadas, mas se distinguem pois a assessoria tem a ver com assistir; e a consultoria com pedir opinião, consultar a respeitode algo.
III. Os planos de governo propõem uma intencionalidade maior, mais abrangente. Eles são compostos de vários programas, projetos e até mesmo serviços, garantidos por meio de leis e portarias que os regulamentam de acordo com cada política.
IV. A supervisão é uma das atribuições do profissional de Serviço Social. É nesse processo que o assistente social contribui para a formação de futuros profissionais, ampliando e aprimorando as suas competências e a sua compreensão das dimensões teórico-metodológicas, técnico-operativas e ético-políticas do Serviço Social.
Está correto o que se afirma em
Acerca das ações profissionais no trabalho com famílias, Mioto compreende que a ação profissional deve ser pautada no compromisso ético com a transformação social e pensada sob uma “perspectiva da integralidade das ações articuladas em diferentes níveis”, sendo eles: proposição, articulação e avaliação de políticas sociais; organização e articulação de serviços; e, atendimento a situações singulares. Essa articulação em diferentes níveis requer o encaminhamento de diferentes ações profissionais que se estruturam em três grandes processos. “As ações (de caráter coletivo) que privilegiem e incrementem a discussão da relação família e proteção social na esfera pública, visando o rompimento com a ideologia vigente da família como responsável da proteção social, buscando a garantia e ampliação dos direitos sociais” se refere aos processos
Sobre assessoria e consultoria, é correto afirmar que:
O Serviço Social brasileiro contemporâneo apresenta uma feição acadêmico-profissional e social renovada, voltada à defesa do trabalho e dos trabalhadores. Os (as) assistentes sociais atuam nas manifestações mais contundentes da questão social, tal como se expressam na vida dos indivíduos sociais de distintos segmentos das classes subalternas em suas relações com o bloco do poder e nas iniciativas coletivas pela conquista, efetivação e ampliação dos direitos de cidadania e nas correspondentes políticas públicas. Desse modo podemos afirmar que os (as) assistentes sociais realizam nos espaços ocupacionais:
I. assessorias, consultorias e supervisão técnica; subsídio na formulação, gestão e avaliação de políticas, programas e projetos sociais. II. instrução de processos sociais, sentenças e decisões, especialmente no campo sociojurídico; estudos socioeconômicos e orientação social a indivíduos, grupos e famílias, predominantemente das classes subalternas. III. a mobilização social dos segmentos e práticas educativas. IV. formulação e desenvolvimento de projetos de pesquisa e de atuação técnica, além de execução de função de magistério, direção e supervisão acadêmica.
Assinale a alternativa CORRETA.