Filtrar


Questões por página:
Conceitua-se como abortamento a morte ovular ocorrida antes da 22ª semana de gestação. O abortamento é dito precoce quando ocorre até a 13ª semana; e tardio, quando ocorre entre a 13ª e 22ª semanas.
A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é o modelo metodológico ideal para o enfermeiro aplicar seus conhecimentos técnico-científicos na prática assistencial, favorecendo o cuidado e a organização das condições necessárias para que ele seja realizado, promovendo um cuidar de enfermagem contínuo, mais justo e com qualidade para o paciente. A SAE consiste em realizar o processo de Enfermagem de forma contínua e integral, por um sistema composto de cinco etapas: histórico, diagnósticos, planejamento, implementação (intervenções de enfermagem) e avaliação (AGUIAR et al,2010).
Considerando a fisiopatologia clássica, dessa situação, são prováveis diagnósticos de enfermagem para a paciente gestante com pré-eclâmpsia grave, EXCETO:
As doenças hipertensivas associadas à gestação possuem elevada incidência mundial, sendo causa de altas taxas de mortalidade materna. Entre as síndromes hipertensivas da gestação, a síndrome HELLP é a mais grave. Ela é caracterizada como uma complicação gestacional atípica e grave da pré-eclâmpsia, que acomete gestantes a partir da 20ª semana e puérperas (GANEM; CASTIGLIA,2002; SANTOS et al.,2010; NUNES et al.,2005). A síndrome HELLP, cujo termo é um acrônimo, compreende os seguintes sinais/sintomas), EXCETO:
Em relação ao primeiro período do trabalho de parto, a dilatação, para possibilitar a passagem do crânio do feto faz-se necessária uma dilatação total de:
As Diretrizes Nacionais de Assistência ao Parto Normal, aprovadas pela Portaria nº 353, de 14 de fevereiro de 2017, servem como referência e orientação para a assistência:
1. às mulheres em trabalho de parto com parto normal planejado (espontâneo ou induzido) entre 37 e 42 semanas de gestação, com feto único, vivo e em apresentação cefálica. 2. às parturientes que não apresentarem eliminação de mecônio imediatamente antes ou durante o trabalho de parto. 3. aos recém-nascidos imediatamente após o parto, desde que não haja presença de líquido meconial. 4. às mulheres em trabalho de parto com parto normal planejado (espontâneo ou induzido), entre 37 e 40 semanas de gestação, com feto único, vivo e em apresentação cefálica. 5. às mulheres com anormalidades ou complicações mais comuns encontradas na assistência ao trabalho de parto e parto.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.