Filtrar


Questões por página:
Na década de 1970, campanhas de saúde pública começaram a destacar a importância do pré-natal para reduzir a mortalidade materna e infantil. Em relação a prática essencial na assistência pré-natal para a promoção da saúde materna e fetal, é correto afirmar que a:
Em 2021, o Brasil registrou aumento nos casos de sífilis congênita, reforçando a importância do pré-natal e do tratamento adequado durante a gestação para prevenir a transmissão vertical de doenças. Em relação a assistência à mulher e medidas preventivas na gravidez, analise as afirmativas a seguir e marque com (V) para alternativas verdadeiras e (F) para as falsas.

(__) O pré-natal é fundamental para identificar e tratar precocemente condições que podem afetar a saúde materna e fetal.
(__) O tratamento da sífilis na gestação previne a transmissão vertical, mas deve ser iniciado apenas no terceiro trimestre.
(__) A vacinação contra a hepatite B durante a gestação faz parte das medidas preventivas recomendadas.
(__) Gestantes diagnosticadas com infecção urinária devem ser tratadas devido ao risco de complicações obstétricas.

A sequência correta é:
M.J.S.,22 anos, G2P2A0, último parto vaginal há 2 anos, nega história de obesidade, hipertensão ou outras patologias. Compareceu à consulta de enfermagem para realizar seu planejamento reprodutivo. Informa que já fez uso de Anticoncepcional Hormonal Oral Combinado (AOC) por um tempo, mas atualmente não faz uso de nenhum método, costumava esquecer a tomada dos comprimidos. Refere o desejo de fazer uso da esterilização cirúrgica. Com relação ao caso, assinale a alternativa correta.
O dispositivo intra uterino (DIU) de cobre é um método contraceptivo reversível de longa duração (LARC), ou seja, um método de longa duração e de alta eficácia, seguro, com poucas contraindicações. No Brasil, sua inserção pode ocorrer em uma consulta ambulatorial e nas maternidades, desde que os critérios de elegibilidade sejam atendidos e haja manifestação do desejo por parte da pessoa com útero. Os profissionais devem superar as várias barreiras de acesso a este método contraceptivo para reduzir a taxas de gravidez não planejada e os vários riscos de uma gravidez indesejada. A respeito desse método, assinale o correto.

JAS, mulher gestante,22 anos, foi recebida em um ambulatório para realização de consulta de pré-natal de alto risco e exames de imagem especializado. Tinha chegado acompanhada de policiais, pois cumpria pena de privação de liberdade. G4P2A1(partos vaginais), apresentava-se consciente, orientada, respirava espontaneamente e comunicava-se verbalmente quando questionada sobre seu tratamento. Os demais sinais vitais apresentavam-se fisiológicos. Com base nesse caso, julgue os itens a seguir e assinale a opção correta.


I. Tratando-se de uma pessoa em privação de liberdade, deve-se restringir a movimentação dos membros superiores da mesma por meio do uso de algemas em todos os momentos de sua estadia na instituição, exceto durante o trabalho de parto, parto e puerpério imediato.


II. As gestantes que precisarem de encaminhamento para atendimento de pré-natal de alto risco, como o do caso especificado, devem ser referenciadas, seguindo o mesmo fluxo que é seguido para gestantes sem restrições de liberdade, sempre mantendo o vínculo e o acompanhamento compartilhado com a atenção primária prisional.


III. A equipe responsável pelo cuidado deve ter conhecimento da rede assistencial do município e da região de saúde onde são realizados exames de pré-natal. Deve-se saber ainda os serviços de referência para atendimento de possíveis intercorrências na gestação e sobre as formas de deslocamento.


IV. As gestantes terão acesso ao parto na rede municipal com todos os seus direitos garantidos, sem uso de algemas durante procedimentos de saúde que antecedem o parto, durante o trabalho de parto e na fase de puerpério conforme Lei Federal n° 13.434/2017, assim como direito a acompanhante conforme Lei Federal n° 11.108/2005.


V. Nas consultas de pré-natal, a gestante precisa ser orientada sobre seus direitos em saúde relacionados ao parto e ao puerpério. O acesso a todos os exames deve ser realizado exclusivamente dentro da unidade prisional ao qual ela está encarcerada.