Filtrar


Questões por página:

Sobre a síndrome HELLP, avalie as afirmativas:


I. É caracterizada por hemólise, elevação das enzimas hepáticas e trombocitopenia.


II. Normalmente se desenvolve de modo repentino, na gestação (27 a 37 semanas) ou no puerpério imediato.


III. É sempre acompanhada por hipertensão severa e proteinúria marcante.


IV. A dor epigástrica é um sintoma relevante para sugerir a presença da síndrome, e está frequentemente associada a náuseas e vômitos.



Qual das alternativas está correta?

Sobre a assistência de enfermagem durante e pós-parto, analisar os itens.

I. Evitar o estresse por frio em recém-nascidos é essencial para ajudá-los a fazer a transição fisiológica para a vida extrauterina.
II. As intervenções de enfermagem diante às necessidades termorregulatórias do recém-nascido possibilitam que este minimize sua taxa metabólica e seu consumo de oxigênio, conservando assim as reservas de energia vitais necessárias para um crescimento ótimo.
III. Um ambiente no qual a temperatura corporal é mantida sem aumento da taxa metabólica, e nem utilização de oxigênio, é chamado de ambiente térmico neutro.

Está CORRETO o que se afirma:
O Ministério da Saúde recomenda que a primeira consulta do recém-nascido constitui um momento propício para estimular e auxiliar a família nas dificuldades do aleitamento materno exclusivo, para orientar e realizar imunizações, para verificar a realização da triagem neonatal (Teste do Pezinho) e para estabelecer ou reforçar a rede de apoio à família; e, ainda garante que todo bebê que nasce no Brasil tem direito a realizar gratuitamente quatro exames muito importantes para a sua saúde. São os chamados exames da triagem neonatal. Sendo o Teste do Pezinho um desses exames, assinale a afirmativa INCORRETA.
As doenças hipertensivas associadas à gestação possuem elevada incidência mundial, sendo causa de altas taxas de mortalidade materna. Entre as síndromes hipertensivas da gestação, a síndrome HELLP é a mais grave. Ela é caracterizada como uma complicação gestacional atípica e grave da pré-eclâmpsia, que acomete gestantes a partir da 20ª semana e puérperas (GANEM; CASTIGLIA,2002; SANTOS et al.,2010; NUNES et al.,2005). A síndrome HELLP, cujo termo é um acrônimo, compreende os seguintes sinais/sintomas), EXCETO:
Episódios de melancolia pós-parto, denominados “baby-blues”, referem-se a uma manifestação transitória e frequente do humor que aparece no decorrer dos primeiros dias pós-parto, com intensidade maior entre: