Filtrar


Questões por página:

Tamez e Silva (2006) relacionam uma série de intervenções, visando preservar a temperatura corporal do recém-nascido.

Assinale que intervenções são utilizadas no dia a dia para diminuir a perda de temperatura por condução.

Durante a assistência ao recém-nascido de alto risco, uma das principais preocupações da equipe de enfermagem é quanto à manutenção da temperatura corpórea na zona termoneutra. Neste sentido, várias intervenções podem ser realizadas a fim de se evitar a exposição da criança ao frio e, com isto, a transferência de calor para o gradiente externo (superfície do corpo para o ambiente).

Os mecanismos de perda de calor do recém-nascido e suas causas estão relacionados nas colunas abaixo.

I. condução

II. radiação

III. evaporação

IV. convecção

( ) Perda de calor através da movimentação do ar pela superfície da pele.

( ) Transferência de calor corporal para superfícies frias no ambiente que não estão em contato com o corpo.

( ) Perda de calor por contato direto de um corpo com outro.

( ) Perda de calor durante a conversão do estado líquido para o gasoso.

Correlacione-as e marque a opção que contém a sequência correta.

A(o) enfermeira(o) neonatologista possui conhecimento sobre a gravidade e a necessidade de assistência ventilatória a recém-nascidos internados devido a aspiração meconial. Nesse sentido, uma série de cuidados de enfermagem são de grande importância na tentativa de prevenir ou minimizar as principais complicações devido a presença do mecônio no trato respiratório.

Pode-se dizer que as principais complicações na aspiração meconial são

Durante uma reanimação neonatal na sala de parto, apesar da utilização de oxigênio a 100%, ventilação com pressão positiva e massagem cardíaca externa efetivas, a frequência cardíaca continuou abaixo de 60 bpm por mais de 30 segundos. Nesse caso é indicada a administração de adrenalina endotraqueal ou endovenosa.

De acordo com o Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria (2002), a medicação deve ter a concentração e o volume, respectivamente, de:

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (2002), a ventilação com pressão positiva na reanimação neonatal é um procedimento fundamental para a expansão adequada dos pulmões visando o restabelecimento da ventilação pulmonar e reversão de problemas como hipoxemia, acidose e bradicardia.

Mediante esta assertiva, tal conduta na sala de parto deve ser utilizada quando o recém-nascido apresentar uma frequência cardíaca menor que