Filtrar


Questões por página:
A conservação da temperatura corporal do recém-nascido é meta para a ação de enfermagem nos berçários. A perda de calor do corpo para objetos sólidos frios no ambiente que não estão em contato direto com o lactente, denomina-se
O método canguru é um tipo de assistência neonatal que envolve o contato precoce pele a pele entre mãe e recém-nascido prematuro ou de baixo peso. De acordo com a Norma de Atenção Humanizada ao Recém-Nascido de Baixo Peso, a colocação do neonato sobre o tórax da mãe poderá ser iniciada na unidade neonatal:

Recém-nascido (RN), masculino, com 40 horas de vida; internado na unidade neonatal para tratamento de icterícia por suspeita de incompatibilidade Rh (mãe A– e RN O+). O RN apresentava-se eutônico, eupnéico, eutérmico, ictérico (bilirrubina total 13,8 mg/dL). Abdome normotenso, coto umbilical mumificando e aceitando bem o seio materno e o complemento com Fórmula láctea oferecido em copinho. Eliminação normais. Optou-se pela internação e fototerapia. Os diagnósticos de Enfermagem (DE) prioritários foram: icterícia neonatal e amamentação interrompida. As intervenções/atividades de Enfermagem para o DE de icterícia neonatal, descritas pela NIC, são:


I. Colocar o RN em berço especial.


II. Aplicar proteção sobre os dois olhos, evitando pressão excessiva.


III. Colocar as luzes de fototerapia acima do RN, a uma altura adequada.


IV. Mudar a posição do RN a cada quatro horas.


De acordo com as afirmativas acima, a alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:

Os principais objetivos da assistência imediata são: proporcionar a todos os recém-nascidos condições ótimas que visam auxiliá-los em sua adaptação à vida extra-uterina e estar preparado para intervir naqueles casos que apresentem condições patológicas que coloquem em risco sua vida. Em relação a esse tema NÃO é correto afirmar que:
A exsanguinitransfusão consiste na tentativa da substituição do sangue do RN por outro, normalmente pelo coto umbilical, utilizando técnica asséptica. Seu objetivo é protegê-lo dos efeitos tóxicos da hiperbilirrubinemia prevenindo lesões no sistema nervoso central que geralmente acontecem com RNs acometidos por doenças hemolíticas. Um outro objetivo desse procedimento é: