Filtrar


Questões por página:
O procedimento correto a ser adotado por um enfermeiro, ao identificar um paciente, com uma lesão de pele suspeita de ser uma úlcera por pressão, em estágio avançado, deve ser:
No curativo, faz-se uma limpeza mecânica da ferida com irrigação de solução salina sob pressão, de forma a remover corpos estranhos e grande parte de bactérias superficiais. Quanto ao preparo da pele ou da mucosa íntegra para procedimentos invasivos ou cirúrgicos, indica-se o uso de:
João, um paciente pós-operatório, precisa ter seus pontos removidos. A enfermeira verifica a cicatrização antes de proceder. Qual tipo de cicatrização João provavelmente apresentou?
Sobre as lesões cutâneas, analise a afirmativas a seguir:

I – A melhor técnica de limpeza do leito da ferida compreende a irrigação com jatos de solução isotônica salina (NaCl 0,9%).
II – A limpeza do leito da ferida compreende também a esfregação da pele íntegra ao redor da área, com gaze estéril e solução isotônica salina.
III – A irrigação deve ser exaustiva até a retirada do debris e do exsudato, presentes no leito da ferida.
IV – O emprego de antissépticos nas feridas deve ser desmitificado, uma vez que tais soluções são inativadas na presença de matéria orgânica (fluído, sangue outras secreções).

Está CORRETO o que se afirma em:
Em relação aos curativos úmidos-secos, julgue as afirmativas abaixo.
I. Os curativos úmidos-secos são normalmente utilizados para abrasões e incisões pós-cirúrgicas sem drenagem; são inapropriados para o desbridamento de feridas. II. Os curativos úmidos-secos são gazes umedecidos com solução aquosa. Um curativo úmido-seco tem uma camada de contato úmido que toca a superfície da ferida. III. O olhar úmido aumenta a capacidade de absorção do curativo para recolher o exsudato e os detritos da ferida. Quando não houver outras formas de curativos retentores de umidade, um olhar úmido é eficaz para desbridar mecanicamente as feridas e promover a cicatrização.