Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Um programa antivírus, para operar, necessita de um banco de dados com informações técnicas do vírus, sua assinatura. Dessa forma, o programa antivírus procura, no banco de dados, a assinatura do vírus e, se o programa em execução contém aquela assinatura, é sinal de que o programa está infectado. O antivírus pode tentar remover o vírus do programa, mas nem sempre é possível.
O tipo de código malicioso capaz de se autorreplicar de um computador para outro na rede, sem a necessidade de um programa hospedeiro, e que pode provocar o congestionamento da rede de computadores, é chamado de
A segurança de um sistema de informação muitas vezes é atrelada à segurança computacional por meio de antivírus, firewalls entre outros, no entanto muitos ataques são direcionados aos usuários dos sistemas, induzindo-os ao erro.

Com relação ao ataque a computadores, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Phishing é o envio de uma mensagem com anexo curioso ou malicioso.
( ) A informação descartada incorretamente pode ser utilizada para um ataque.
( ) O uso de protocolo TELNET garante segurança à conexão com a internet.

As afirmativas são respectivamente:
Um sistema criptográfico tipicamente depende de duas partes: seu algoritmo, que determina as operações que precisam ser feitas para proteger uma mensagem, e sua chave, que age como entropia para a proteção da mensagem. De forma geral, o algoritmo deverá ser capaz de, ao receber uma mensagem em texto legível, aciona a chave que gerará uma nova mensagem não compreensível para qualquer um que não possua a chave. Porém, durante os anos, criptoanalistas desenvolveram métodos para tentar descobrir as chaves secretas.
Nesse sentido, analise os métodos a seguir.
I. Ataque de texto cifrado (cyphertext-only): o criptoanalista tem uma grande biblioteca de mensagens cifradas, mas desconhece as originais e as chaves utilizadas. Seu objetivo é recuperar as mensagens normais (deduzir as chaves utilizadas).
II. Ataque de texto conhecido (known-plaintext): o criptoanalista possui uma grande biblioteca de mensagens criptografadas e também as mensagens originais equivalentes. Seu objetivo é deduzir as chaves utilizadas.
III. Ataque adaptativo do texto escolhido (adaptative-choosenplaintext): neste método o criptoanalista utiliza blocos de informações em texto puro para descobrir através da tentativa e erro entre todas as combinações possíveis as chaves de criptografia.
IV. Ataque do texto cifrado escolhido (choosen-cyphertext): o criptoanalista tem uma grande quantidade de mensagens e seus equivalentes criptografados e pode produzir uma mensagem criptografada específica para ser decifrada e obter o resultado produzido. É utilizado quando se tem uma "caixapreta" que faz descriptografia automática. Sua tarefa é deduzir chaves utilizadas.
Os métodos que estão corretamente descritos são:
Ataques a redes de computadores são tipos de crimes virtuais que visam, entre outras coisas, prejudicar computadores alheios. Estes ataques são crimes que todos os usuários, ou redes de computadores em geral, correm o risco de sofrer, mas que nem sempre sabem exatamente o que são, como agem e quais danos podem vir a causar aos computadores. Em um tipo de ataque específico não é necessário que o invasor tenha invadido a rede de fato, ele envia, dentre outras coisas, um número elevado de pacotes de requisição à rede alvo, fazendo com que esta rede apresente indisponibilidade.
Assinale a opção que contém o nome do ataque descrito acima: